Foi deflagrada em cinco estados, incluindo Mato Grosso do Sul (MS), na última terça-feira (15), pela Polícia Federal, operação batizada de “Escorpião”, que tem como objetivo desarticular organizações criminosas especializadas em tráfico internacional de drogas.

De acordo com informações divulgadas pela Polícia Federal, os integrantes dessas facções atuavam na região de Araraquara e Ribeirão Preto, em São Paulo, onde comercializavam as drogas trazidas da Bolívia e Paraguai. . Parte do entorpecente também se destinava ao estado de Minas Gerais.

Ainda segundo informações da polícia, 200 agentes federais cumprem determinações judiciais, expedidas pela 2° Vara Federal de Araraquara (SP), que também determinou o bloqueio de valores depositados em várias contas bancárias.

Já foram cumpridos 43 mandados de prisão preventiva e 52 mandados de busca e apreensão, nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Paraná.

Investigação

Iniciada em fevereiro de 2013, a investigação já resultou na prisão de 26 pessoas e apreensão de 380 quilos de cocaína, 130 quilos de maconha, 500 pontos de LSD, quatro armas de fogo, 28 veículos e R$ 100 mil.

Ainda de acordo com a PF, as substâncias entorpecentes apreendidas entraram no país pelas regiões de fronteira de Foz do Iguaçu/PR, Ponta Porã/MS, Corumbá/MS e Cáceres/MT.