As Nações Unidas negociaram um acordo entre israelenses e palestinos para a importação de materiais para a reconstrução da Faixa de Gaza, no qual a ONU supervisionará que não sejam utilizados pelos militantes do Hamas, informou um enviado da organização nesta terça-feira (16).

“Trata-se de um acordo tripartite entre Israel, os palestinos e a ONU que permitirá que sejam realizados os trabalhos necessários para a reconstrução de Gaza que envolvem o setor privado e concedem a condução do processo à Autoridade Palestina e também contemplam garantias, sob controle da ONU, de que os materiais não serão desviados de um uso puramente” civil, disse Robert Serry, enviado da ONU ao Oriente Médio.

Serry descreveu o acordo como “um passo importante em direção ao objetivo de eliminar todas as restrições” que afetam a Faixa de Gaza e “um sinal de esperança para a população” local.

Também deve “dar confiança aos doadores” para que financiem os esforços de reconstrução após a recente ofensiva israelense.

“Achamos que este mecanismo provisório deve ser implementado e começar a funcionar de maneira urgente”, acrescentou o funcionário das Nações Unidas.

A ONU divulgará mais detalhes sobre o acordo durante uma reunião do comitê que coordenará a ajuda aos palestinos, que reunirá representantes dos doadores na próxima segunda-feira em Nova York à margem da Assembleia Geral da Nações Unidas.