Obstrução adia análise do veto a normas para criação de municípios
O Congresso adiou, por falta de quórum, a votação de quatro vetos presidenciais que estava prevista para a terça-feira (18). Os trabalhos foram encerrados devido à obstrução de todos os partidos na Câmara. Nova sessão foi marcada para 18 de março. Havia a expectativa de que fosse derrubado o veto ao projeto de lei (PLS […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O Congresso adiou, por falta de quórum, a votação de quatro vetos presidenciais que estava prevista para a terça-feira (18). Os trabalhos foram encerrados devido à obstrução de todos os partidos na Câmara. Nova sessão foi marcada para 18 de março.
Havia a expectativa de que fosse derrubado o veto ao projeto de lei (PLS 98/2002 — Complementar) que estabelece normas para criação, fusão ou desmembramento de municípios no Brasil. O projeto foi aprovado em outubro por 53 dos 81 senadores, e parlamentares da base governista já haviam reiterado o apoio.
Para garantir a manutenção do veto, o governo enviou um esboço de projeto para alguns líderes de partido mantendo as regras mais flexíveis para o Norte e o Centro-Oeste, mas dificultando o desmembramento de municípios nas Regiões Nordeste, Sul e Sudeste.
A falta de quórum de senadores revoltou alguns deputados e foi o principal motivo que levou à movimentação pela obstrução.
O autor do PLS 98/2002, senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR), questionado sobre a proposta feita pelo governo em contraponto à dele, disse que nem sequer a leria.
– Esse projeto tramitou aqui no Congresso mais de dez anos. E agora, depois de aprovado, o governo vem propor uma outra lei? – reclamou.
Já o líder do PT, senador Humberto Costa (PE), reconheceu que o esboço do governo sintetiza “um trabalho de convencimento junto aos parlamentares”. De acordo com ele, essa “primeira formulação está sendo apreciada para ver se pode ser o projeto de consenso”. O objetivo, disse, é a manutenção do veto.
Os outros vetos não analisados tratam do repasse de recursos às universidades comunitárias, da travessia de pedestres próximo às escolas e da regulação da condução de veículos de emergência.
Maioridade penal
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) rejeitou, por 11 votos a 8, proposta que permitiria ao Judiciário condenar à prisão menores de 18 e maiores de 16 anos de idade responsáveis por crimes hediondos.
A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 33/2012, de Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP), estabelecia como competência privativa do Ministério Público especializado nas áreas de infância e adolescência o oferecimento de denúncia nesses casos, após análise técnica das circunstâncias psicológicas e sociais que envolvem o crime.
A rejeição da PEC 33 acabou trazendo ao debate a necessidade de alterar o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Para alguns senadores, o ECA não estaria sendo devidamente cumprido, o que terminaria por estimular o envolvimento de crianças e adolescentes com o crime.
Recondução à ANTT
O Plenário aprovou a recondução do diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Jorge Luiz Macedo Bastos, na quarta-feira (19). Ele recebeu 49 votos favoráveis e 17 contrários à sua permanência.
Aloysio Nunes subiu à tribuna para se opor à escolha de Bastos. Para o senador, a indicação foi muito mais política do que baseada na competência ou no conhecimento de Bastos na área.
Romero Jucá (PMDB-RR) elogiou a gestão de quatro anos de Bastos à frente da agência reguladora e afirmou que ele foi indicado por mérito.
Salário acima do teto
Também na quarta-feira, a Mesa do Senado decidiu que vai cumprir a liminar do Supremo Tribunal Federal depositando em juízo a parcela dos vencimentos além do teto constitucional. O Senado também vai recorrer ao Pleno do STF para tentar obter a reforma da liminar concedida.
O presidente do Senado, Renan Calheiros, criticou a liminar do ministro do STF Marco Aurélio para que a Câmara e o Senado voltem a pagar salários superiores ao teto (R$ 29.462,25). De acordo com Renan, o Brasil é um país muito desigual e a regra do teto deve ser respeitada.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Mulher é presa ao tentar entrar em presídio de Corumbá com maconha escondida na calcinha
Suspeita disse que levaria a droga para o marido e que ele repassaria o entorpecente para outro detento
Com mais de 70% da população adulta acima do peso, demanda por cirurgias bariátricas cresce em MS
Até setembro de 2024, Campo Grande registrou 112 cirurgias bariátricas realizadas pelo SUS
Filho de Viih Tube recebe alta após 20 dias e diagnóstico é revelado; confira
Após 20 dias de internação, Ravi recebeu alta médica; pela primeira vez, os médicos revelaram qual é o diagnóstico do filho de Viih Tube
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.