O presidente dos Estados Unidos (EUA), Barack Obama, deixou Roma nesta sexta-feira (28) rumo à Riad, capital da Arábia Saudita. Obama partiu em um avião da Aire force One do aeroporto de Fiumicino, na capital italiana.

O objetivo da vista à Arábia Saudita é reafirmar o compromisso dos EUA para uma transição na Síria e assegurar para Riad que Washington busca um acordo com o Irã sobre o programa nuclear deste país.

O chefe da Casa Branca será recebido na capital saudita pelo rei saudita Abdullah.

A Arábia Saudita é o principal parceiro dos EUA no mundo árabe.

O presidente norte-americano esteve ontem em Roma onde foi recebido pelo papa Francisco, em seguida se reuniu com o presidente italiano, Giorgio Napolitano, e depois com o primeiro-ministro italiano, Matteo Renzi. Depois dos encontros com os líderes italianos, Obama visitou o Coliseu e depois jantou em Villa Taverna, com algumas personalidades italianas entre elas o presidente da automotiva italiana Fiat, John Elkan.

O novo premier italiano destacou que Obama “é fonte de inspiração” para seu novo gabinete.

Por sua vez, o presidente norte-americano demonstrou confiança nas reformas econômicas propostas por Renzi para mudar a Itália e a Europa. “Ele saberá levar o país adiante”, disse Obama.