OAB/MS entrega propostas de melhoria do Poder Judiciário em audiência do CNJ
A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS) entregou nessa terça-feira (18), durante a audiência pública “Eficiência da primeira instância e aperfeiçoamento legislativo voltado ao Poder Judiciário”, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), as contribuições para o aperfeiçoamento do Poder Judiciário, levantadas no Estado através de pesquisa promovida pela…
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS) entregou nessa terça-feira (18), durante a audiência pública “Eficiência da primeira instância e aperfeiçoamento legislativo voltado ao Poder Judiciário”, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), as contribuições para o aperfeiçoamento do Poder Judiciário, levantadas no Estado através de pesquisa promovida pela Seccional.
“A OAB/MS tem o papel de representar os anseios dos cidadãos, já que somos interlocutores da sociedade com a Justiça. Nosso objetivo, ao levar essas sugestões de melhoria é democratizar o Poder Judiciário”, disse o presidente da OAB/MS, Júlio Cesar Souza Rodrigues. O presidente lembra que a democratização do Poder Judiciário foi apresentada ao Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS) durante a Caminhada pela Justiça, em julho do ano passado. “Nossa proposta é ser voz na gestão do judiciário através da participação direta, inclusive na orientação da melhor distribuição de verbas”, afirmou.
Dentre as contribuições coletadas durante o mês de fevereiro, está o retorno do expediente forense, pleito da OAB/MS que ajuizou, através do Conselho Federal da OAB, uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adi) 4450 contra redução do horário no judiciário sul-mato-grossense. A capacitação dos servidores do judiciário, treinamento e assessoria aos gestores nas questões administrativas e orçamentárias, aumento do quadro de servidores contratados e melhoria na remuneração de juízes leigos também foram apresentadas na pesquisa como sugestão de melhoria.
A audiência foi dividida em dois blocos temáticos. O primeiro bloco foi destinado à discussão sobre eficiência na Justiça de primeiro grau. Nesse bloco, foram debatidos os subtemas alocação equitativa de servidores, cargos em comissão e funções de confiança, orçamento e primeiro grau de jurisdição e gestão participativa.
O presidente nacional da OAB, Marcus Vinicius Furtado Coêlho, abriu a audiência defendendo a valorização da primeira instância, com a vinculação orçamentária adequada à demanda. “É na 1ª Instância, na qual tramitam 90% dos processos, que estão os cidadãos mais necessitados e na qual os advogados, em sua maioria, atuam”, destacou. Além de Mato Grosso do Sul, as seccionais do Piauí e do Acre apresentaram propostas colhidas entre os advogados e cidadãos.
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
Homem sofre infarto enquanto corria em esteira de academia no bairro São Francisco
Vítima foi reanimada por equipe do Samu
ASICS lança primeiro tênis com a marca Senna na categoria Sportstyle
ASICS apresenta sua primeira colaboração com a marca Senna na categoria Sportstyle. A parceria apresenta produtos que reimaginam o estilo de vida de Senna para uma nova geração. Um precursor da preparação física no automobilismo, Senna integrava corridas de mais de 10 km à sua rotina diária, demonstrando disciplina e determinação, pilares da filosofia “Sound…
Senado pauta PEC que inclui o Pantanal de MS entre os patrimônios nacionais nesta quarta-feira
Hoje, a PEC cumpriu sua segunda sessão de discussão em primeiro turno
Durante discussão, mulher pula de caminhonete em movimento no interior de MS
A vítima foi atendida pelo Corpo de Bombeiros com algumas escoriações pelo corpo
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.