O Windows XP dispensa apresentação, sendo considerado um dos produtos mais bem-sucedidos da Microsoft de todos os tempos. E essa percepção não é infundada, diversos números estatísticos provam a excelente aceitação dos consumidores.

A revolução na experiência de uso dos computadores proporcionada pela interface desse sistema operacional foi tão grande que muita gente reluta em substituí-lo e ele permaneceu como o SO mais usado em alguns países até pouco tempo atrás — mesmo passada uma década desde o seu lançamento.

Mas, assim como quase tudo nesse mundo, o Windows XP possui um ciclo de vida e ele está próximo do fim. Em outubro de 2010, a Microsoft encerrou as vendas desse sistema e anunciou que o suporte para a sua última atualização, o Service Pack 3, seria finalizado no dia 8 de abril de 2014.

Bem, esse dia chegou. O XP está oficialmente aposentado e agora poderá descansar em paz. Para homenagear esse companheiro de tantas pesquisas, trabalhos e jogatinas, nós selecionamos alguns dados e informações interessantes sobre ele e montamos o infográfico acima. Na sequência, você confere um pouco mais sobre o vovô dos sistemas operacionais.