O sorteio de hoje (3) da Loteria Federal, além de valer prêmios em dinheiro distribuídos pela Caixa Econômica Federal, também será acompanhado por várias escolas e alunos de instituições públicas de ensino localizadas nas 12 cidades-sede da Copa do Mundo de 2014. Isso porque o governo distribuirá 48 mil ingressos do Mundial para as escolas e os alunos sorteados.

Os convites foram doados pela Federação Internacional de Futebol para que o governo federal os repassasse a programas sociais brasileiros. Fortaleza, Curitiba, Cuiabá, Porto Alegre e Recife terão mais de 100 escolas contempladas com uma média de 50 ingressos, sendo metade para alunos sorteados e o restante para seus acompanhantes, maiores de 18 anos.

Belo Horizonte e São Paulo terão, cada uma, 43 escolas sorteadas. Salvador terá 76, Natal, 57, Manaus, 36, Brasília, 27, e o Rio de Janeiro, 11. Ao todo, 901 escolas serão contempladas. Após confirmados os nomes dos alunos sorteados, eles terão que fornecer o nome do acompanhante e os ingressos serão intransferíveis.

Para o sorteio, serão considerados os cinco últimos algarismos do código do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) da escola. No caso dos alunos contemplados, os cinco últimos algarismos da matrícula no Censo Escolar da Educação Básica de 2013. As escolas têm de estar localizadas em uma das 12 cidades-sede, ter aderido ao Programa Mais Educação e ter no mínimo 200 matrículas em 2013.

Além dos 24 mil pares de ingressos para alunos da rede pública, 2 mil entradas serão distribuídas por meio do Comitê Intertribal e da Fundação Nacional do Índio para integrantes de comunidades indígenas. Segundo o Ministério do Esporte, o comitê informou que os ingressos serão doados aos atletas participantes dos Jogos dos Povos Indígenas.