Número de inadimplentes sobe 3,84% em setembro
O número de brasileiros que deixaram de pagar suas dívidas cresceu 3,84% em setembro, na comparação com o mesmo mês de 2013, segundo a CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) e o SPC (Serviço de Proteção ao Crédito). Apesar do crescimento, o número representa o menor crescimento do ano. Para os economistas da CNDL e […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O número de brasileiros que deixaram de pagar suas dívidas cresceu 3,84% em setembro, na comparação com o mesmo mês de 2013, segundo a CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) e o SPC (Serviço de Proteção ao Crédito). Apesar do crescimento, o número representa o menor crescimento do ano.
Para os economistas da CNDL e do SPC Brasil, a alta menor da inadimplência em setembro provavelmente está relacionada com a realização de feirões de renegociação de dívidas, que ocorrem tradicionalmente neste período, e com o pagamento do décimo terceiro salário aos aposentados e pensionistas – que ocorre no final de agosto e início de setembro.
“Esses fatores em conjunto podem ter ajudado os consumidores a regularizarem seus compromissos para chegarem às festas de final de ano livres de compromissos pendentes”, avaliou a economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti.
Ainda assim, a CNDL e o SPC Brasil acrescentaram que o crescimento da inadimplência neste ano foi maior do que a registrada em setembro de 2013, que avançou 2,89% contra o mesmo mês do ano anterior.
54 milhões de inadimplentes
Na comparação com agosto, houve queda no número de inadimplentes: de acordo com os lojistas, 54 milhões de brasileiros estavam inadimplentes em setembro, com registro no SPC, contra 55 milhões no mês anterior. Deste modo, 1 milhão de pessoas saíram do processo de inadimplência em setembro deste ano. “São as pessoas registradas em serviços de proteção ao crédito”, explicou Kawauti.
Dívidas de água e luz
Apesar do crescimento menor da inadimplência em setembro, houve crescimento em todos os segmentos, informaram a CNDL e o SPC Brasil. Segundo as entidades, o setor de água e luz apresentou o maior crescimento em setembro deste ano – com aumento de 13,85% sobre setembro de 2013, seguido pelo setor de comunicação, com alta de 10,68%. Ambas as variações, porém, foram menores do que em agosto. A inadimplência com o comércio, por sua vez, subiu 4,41% em setembro e com os bancos avançou 2,81%.
Faixa etária
A CNDL e o SPC Brasil informaram ainda que a inadimplência avançou mais entre os idosos do que entre os jovens. Na comparação com setembro de 2013, houve crescimento de 12,48% da inadimplência das pessoas com idade superior a 85 anos, a maior entre as categorias, seguida do aumento de 8,18% dos clientes entre 65 e 84 anos.
“Hoje têm mais produtos para os idosos, como, por exemplo, o crédito consignado [desconto em folha de pagamento]. Os idosos também ajudam a família inteira”, avaliou a economista Marcela Kawauti. Já a inadimplência de pessoas de 18 a 24 anos recuou 3,25%. De 25 a 29 anos, o aumento foi de 3,76%.
Notícias mais lidas agora
- VÍDEO: Agente de saúde reage e parte para cima de ladrão durante roubo de celular no Aero Rancho
- VÍDEO: Rua do Colúmbia ‘ganha’ cachoeira após enxurrada e moradores ficam revoltados
- Dentista faz rinoplastia, provoca necrose em cliente e acaba procurada pela polícia em Campo Grande
- Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
Últimas Notícias
Vai viajar? Confira os trechos interditados na BR-163 neste fim de semana
Além dos trechos interditados, 15 pontos da BR-163 operam em sistema pare e siga
Durante conversão, motociclista atinge ônibus na Rua Amazonas
Felizmente a vítima teve apenas uma lesão no pé e foi levado para o hospital da Unimed.
Especialistas apoiam proibição de celular em sala de aula
Professora teme que crianças fiquem ansiosas
União prepara concessão da hidrovia do rio Paraguai e quer pedágio por tonelada
Em ano de seca histórica e hidrovia parada, União prevê obras de dragagem com concessão
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.