O número de crianças atingidas pelo conflito na Síria já chegou aos 5,5 milhões ao fim de três anos, revela relatório do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) divulgado hoje (11).

De acordo com o levantamento Em estado de sítio – três anos de um conflito devastador para as crianças na Síria, 1 milhão de crianças estão em zonas sitiadas ou de difícil acesso, o que exige um aumento da ajuda humanitária.

“Privadas de auxílio, vivem nos escombros, lutando por cuidados, numerosas crianças sírias que se encontram sem qualquer proteção, ajuda médica ou psicológica e sem acesso à educação”, mostra o documento.

“Nos piores casos, as mulheres grávidas e as crianças são deliberadamente feridas ou mortas por franco-atiradores”, acrescenta o relatório, que diz haver um “trauma profundo” nas crianças sírias, mais de 2 milhões precisam de tratamento ou aconselhamento.

“Para as crianças da Síria, os últimos três anos têm sido os mais longos de sua vida. Devem suportar mais um ano de sofrimento?” – questiona o diretor executivo do Unicef, Anthony Lake, citado no relatório.