Número de cardeais sobe para 218 após novas nomeações
Com as 19 novas nomeações de cardeais oficializadas neste sábado pelo papa Francisco, entre elas a do arcebispo do Rio de Janeiro, dom Orani Tempesta, aumentou para 218 o número total de prelados, dos quais mais da metade (116) são europeus, seguidos, a muita distância, pelos latino-americanos (34). Desta forma, seguindo a divisão por continentes […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Com as 19 novas nomeações de cardeais oficializadas neste sábado pelo papa Francisco, entre elas a do arcebispo do Rio de Janeiro, dom Orani Tempesta, aumentou para 218 o número total de prelados, dos quais mais da metade (116) são europeus, seguidos, a muita distância, pelos latino-americanos (34).
Desta forma, seguindo a divisão por continentes estabelecidas pelo Vaticano, a América do Norte tem 24, a Ásia, 20, a África, 19, e a Oceania, cinco.
Dos 218 cardeais, 122 são eleitores e 96 são octogenários (não eleitores).
A Europa é o continente que mais ganhou cardeais após a realização do consistório, com oito novas nomeações, seguido pela América Latina, que apresenta cinco novos nomes.
A África e a América do Norte somam dois cardeais, respectivamente, enquanto a Ásia e Oceania acrescentam um prelado em cada caso.
Por países, a Itália, que teve cinco nomeações nesta ocasião, segue na liderança com 51 cardeais (29 eleitores e 22 octogenários).
Em seguida, aparecem os Estados Unidos com 19 prelados (11 eleitores e 8 octogenários) e Espanha, após a nomeação de um cardeal, com 10 (cinco eleitores e cinco octogenários).
Brasil e Alemanha, que também ganharam um cardeal e somam 10 prelados, dos quais cinco são eleitores e cinco octogenários em ambos os casos.
Em relação aos demais países da América Latina, Argentina, Chile, Nicarágua e Haiti ganharam um cardeal após o consistório deste sábado, enquanto o restante se manteve igual.
Assim, Argentina e México contam com quatro cardeais (dois eleitores e dois octogenários em ambos os casos), Colômbia e Chile com três (um eleitor e dois octogenários em ambos os casos), e Nicarágua com dois (um eleitor e um octogenário).
Venezuela, República Dominicana, Cuba, Honduras, Peru, Bolívia, Equador e Haiti têm um cardeal, em todos os casos eleitores.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
CEO do Al-Hilal nega substituir Neymar por Cristiano Ronaldo no Mundial: ‘Ficção científica’
Cristiano Ronaldo poderá assinar um pré-contrato com qualquer equipe a partir de janeiro
SAMU recebe seis novas ambulâncias em Campo Grande
As viaturas foram adquiridas em compensação pela retirada de oito veículos antigos do SAMU
Definido calendário do futebol de Mato Grosso do Sul na temporada 2025
Temporada começa no dia 18 de janeiro, com a abertura do Campeonato Estadual de Futebol Masculino da Série A, principal competição do estado
Ele é o pai? Exame de DNA de suposto filho de Leandro revela a verdade
Após entrar na Justiça, homem de 45 anos tem a verdade revelada a respeito da suposta paternidade de Leandro; veja o resultado do exame de DNA
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.