Dois aparelhos serão ativados nesta quarta-feira (9) na CEM e UBS

Nesta quarta-feira (9) dois mamógrafos serão ativados pela Secretaria Municipal de Saúde Pública (Sesau). Serão 1.040 atendimento por mês nas duas unidades contempladas com os aparelhos, o CEM e a UBS (Unidade Básica de Saúde) Tiradentes.

Cerca de 3.904 vagas são oferecidas pelo município, nas redes próprias (CEM e UBS) e nas redes conveniadas, 1.030 no Hospital do Câncer e 650 na AAIM.
Com os novos aparelhos haverá um aumento de 1.144 nas vagas da rede própria, serão 572 exames a mais por unidade.

O câncer de mama é o segundo tumor mais comum e o segundo principal causador de mortes pela doença entre o sexo feminino. O recomendado pela Instituição de Tratamento de Câncer é que, a partir dos 20 anos, a mulher passe a fazer o auto-exame de mama todo mês e ser seja examinada por um médico a cada três anos. Aos 40 anos, o exame deve acontecer anualmente, sem deixar de fazer o auto-exame e acompanhado pela mamografia pelo menos uma vez ao ano.

Os equipamentos possuem sistema digital em alta qualidade. E os atendimentos acontecem de segunda a sexta- feira, das 7h às 10h no período da manhã e das 13h às 17h no período da tarde.