A porta-voz do Departamento de Estado norte-americano, Jen Psaki, informou hoje (28) que o contato entre o Irã e os países do G5+1 – os cinco países membros permanentes do Conselho de Segurança das Nações Unidas – Estados Unidos, Rússia, Reino Unido, França, China e a Alemanha -, sobre o programa nuclear do país será em fevereiro, em Nova York.

No próximo mês, deverão ser restabelecidas as negociações sobre o programa nuclear iraniano. Psaki indicou que o encontro será conduzido de acordo com a proposta feita pelo chanceler do Irã, Mohamad Yavad Zarif, e pela chefe da diplomacia da União Europeia (UE), Catherine Ashton. Não está confirmada a participação do secretrário de Estado norte-americano, John Kerry.

De acordo com Jen Psaki, as equipes de negociadores têm mantido encontros de caráter técnico, depois do acordo alcançado no dia 24 de novembro, em Genebra. O documento obriga o Irã a suspender parcialmente as partes mais polêmicas do seu programa, em troca do fim de sanções econômicas.