Acontece no dia 24 de fevereiro, às 10h, na Governadoria, a solenidade de posse da nova diretoria-executiva da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (Fundect). Participam do evento o governador do Estado, André Puccinelli, o Secretário de Estado de Meio Ambiente, do Planejamento, da Ciência e Tecnologia (SEMAC), Carlos Alberto Negreiros Said Menezes, os doze membros do Conselho Superior da Fundação, reitores das universidades do Estado, chefes das Embrapas e representantes das instituições de ciência e tecnologia e parceiros que compõem o Sistema Estadual de C,T&I.

O atual diretor-presidente da Fundect, Marcelo Augusto Santos Turine, foi reconduzido para novo mandato até dezembro de 2016. Turine é doutor em Engenharia de Software pela USP de São Carlos, Pós-Doutor em políticas públicas pela PUC-SP e pesquisador da Faculdade de Computação (FACOM) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Tem experiência nas áreas de gestão de políticas públicas, tecnologias sociais e para o agronegócio.

Como diretora científica foi nomeada Marilda Moraes Garcia Bruno. Doutora em Ensino da Educação Brasileira pela Universidade Estadual Paulista – Júlio de Mesquita Filho, professora na Faculdade de Educação da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e pesquisadora na área de Políticas Públicas, Gestão da Educação e Diversidade. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial e inclusão escolar.

O diretor administrativo, Artur Vieira dos Santos, é auditor do Estado do Governo de Mato Grosso do Sul e possui experiência na área de administração com ênfase em auditoria governamental.

Governador cria Fórum

Durante a cerimônia de posse da nova diretoria-executiva da Fundect, o governador André Puccinelli anunciará a criação do Fórum de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de Mato Grosso do Sul, uma iniciativa para promover e incentivar o desenvolvimento científico, a pesquisa, a capacitação científica e tecnológica e a inovação no Estado.

O Fórum de Ciência, Tecnologia e Inovação visa articular e promover, em conjunto com órgãos dos governos federal, estadual e municipais, Instituições de Ciência e Tecnologia, entidades de apoio e de representação da sociedade civil organizada, a regulamentação e a implantação de políticas governamentais para fortalecer o Sistema Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação.

Segundo o diretor-presidente da Fundect, Marcelo Turine, o Fórum vai ter um trabalho importantíssimo de fortalecer a inovação no Estado de Mato Grosso do Sul e criar um Plano estratégico de desenvolvimento da área de Ciência, Tecnologia e Inovação no nosso Estado. “Objetivamos integrar as pesquisas das universidades, das instituições de pesquisa aos órgãos de inovação e das empresas, para termos mais eficiência e promover o desenvolvimento econômico e científico de Mato Grosso do Sul nos próximos 20 anos”, afirma Turine.

A intenção do governo estadual é conferir mais eficiência e eficácia à estrutura de pesquisa e aos programas de fomento à ciência, tecnologia e inovação de Mato Grosso do Sul. “Alavancar a ciência e tecnologia não é um objetivo isolado. Temos que aumentar a competitividade das nossas empresas e indústrias e não podemos mais contar com o bônus de fatores estruturais como, por exemplo, o demográfico. O processo migratório de setores de baixa para alta produtividade esgotou. O caminho para o desenvolvimento é o da inovação”, argumenta Turine.