O Palmeiras jogou de branco no domingo para vencer o São Paulo, mas o modelo para a camisa reserva no centenário será diferente. Com lançamento previsto para a segunda quinzena deste mês, o uniforme terá como principal novidade o símbolo do Palestra Itália usado em 1918.

A reportagem teve acesso a imagens da nova camisa branca. O escudo tem o P em verde escuro e o I sobre ele, na cor vermelha. O fundo é branco e o círculo que engloba o distintivo é de cor verde mais clara. O símbolo é bastante similar ao usado em 1918 de acordo com a cronologia oficial apontada pelo clube.

O escudo aparece no centro do peito, bem próximo à logomarca da Adidas, fornecedora de material esportivo, deixando vago o lado direito. Existe mais espaço para que a escola de inglês Minds mantenha sua estampa abaixo da gola.Diferentemente do modelo verde, que estreou na quinta-feira, a camisa branca tem a gola em V. As três listras características da Adidas ficam acima dos ombros e são douradas, como já ocorre no uniforme titular.

Antes de se tornar Palmeiras em 1942, o Palestra Itália foi fundado em 26 de agosto de 1914. Há 76 anos, diante da pressão contra instituições ligadas à Itália durante a Segunda Guerra Mundial, o clube chegou a mudar seu nome para Palestra de São Paulo por alguns meses antes de estrear como Palmeiras sendo campeão paulista em cima do São Paulo, que abandonou o jogo ao ser derrotado por 3 a 1 no Pacaembu.