Nobel de Medicina 2014 é concedido a 3 cientistas

O Prêmio Nobel de Fisiologia e Medicina 2014 foi concedido nesta segunda-feira (6) aos cientistas John O’Keefe, May-Britt e Edvard Moser pela descoberta do sistema de células que nos orienta, como se fosse um “GPS” cerebral. A descoberta deste sistema de células nervosas se remete a 2005 se constitui em uma rede que permite que […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

O Prêmio Nobel de Fisiologia e Medicina 2014 foi concedido nesta segunda-feira (6) aos cientistas John O’Keefe, May-Britt e Edvard Moser pela descoberta do sistema de células que nos orienta, como se fosse um “GPS” cerebral.

A descoberta deste sistema de células nervosas se remete a 2005 se constitui em uma rede que permite que o cérebro tenha constantemente as coordenadas espaciais do local onde se encontra.

O norte-americano John O’Keefe, da University College de Londres foi premiado junto com o casal norueguês May-Britt e Edvard Moser, os dois neurocientistas da Norwegin University of Science Technology (NTNU) de Trondheim.

Os três estudiosos dividirão o prêmio de 8 milhões de coroas suecas (cerca de R$ 2,63 milhões).

Em 1971 O’Keefe descobriu que algumas células são ativadas quando um roedor se encontra em um determinado local de um ambiente e outras se “acendem” quando ele muda de posição.

O norte-americano descobriu também que todas estas células se encontram na estrutura do cérebro conhecida como hipocampo.

Após mais de 30 anos desta descoberta, o casal norueguês May-Britt e Edvard Moser completou em 2005 o mapa das células usadas na localização ao identificar outro tipo de célula nervosa que forma um sistema de coordenadas no nosso cérebro e que nos permite encontrar caminhos e saber nosso posicionamento de forma precisa. Esta é a 11ª vez que o Prêmio Nobel de Fisiologia e Medicina é concedido a um estudo de neurociência, e May-Britt Moser é a segunda mulher a ser premiada nesta especialidade, a primeira foi a italiana Rita Levi Montalcini. O primeiro Nobel concedido a neurociência foi em 1906, pela descoberta da estrutura do sistema nervoso por parte de Camilo Golgi e Santiago Ramón y Cajal.

No ano passado o Prêmio Nobel de Fisiologia e Medicina também foi concedido a três cientistas, James Rothman, Randy Schekman e Thomas Sudhof. Eles foram premiados por seu estudo sobre transporte vesicular.

A premiação do Nobel desta categoria acontece todo ano desde 1901 e é concedido pelo Instituto Karolinska, na Suécia.

Conteúdos relacionados