No Dia do Livro, leitores campo-grandenses contam como usam leitura para viajar
É comemorado nesta quarta-feira (23) o Dia Internacional do Livro e, para não passar em branco, o Midiamax foi em busca de pessoas e projetos que fazem do livro um meio de terapia, viagem e, até mesmo, uma forma de construir um mundo melhor. Para a professora de inglês e blogueira Jessica Asato, 26 anos, […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
É comemorado nesta quarta-feira (23) o Dia Internacional do Livro e, para não passar em branco, o Midiamax foi em busca de pessoas e projetos que fazem do livro um meio de terapia, viagem e, até mesmo, uma forma de construir um mundo melhor.
Para a professora de inglês e blogueira Jessica Asato, 26 anos, a leitura serviu para amenizar sua síndrome do pânico, descoberta há cinco anos, e como terapia mesmo. Ela encontrou na leitura uma forma de viajar para outros espaços e, de certa forma, vivenciar situações diferentes da sua. “A leitura sempre me levou a outros mundos e situações que me trazem diversos sentimentos e reações, isso que é tão legal”, conta.
A paixão por livros é tanta que ela lê, por ano, cerca de 50 a 80 livros, mas o número ainda está longe de sua meta. “Quero chegar a 200 livros lidos”, brinca. O objetivo não deve ser difícil de alcançar, uma vez que ela tem 738 livros, de acordo com contagem feita pelo Skoob, rede social para amantes da leitura. Ela explica que costuma fazer resenhas literárias em seu blog, o Di moça e que ganha vários livros, a partir das parcerias feitas com as editoras.
Para ela, leitura é fonte de aprendizado, desde os mais profundos, até os mais simples, como aprender a escrever melhor. “Sempre tiro alguma lição, me insiro na vida dos personagens e sempre tento aprender, nem que seja como escrever corretamente um texto”.
Incentivo à leitura
Há 14 anos, o projeto Almanaque busca incentivar crianças e jovens a criar o hábito de ler e escrever. O projeto de extensão da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), de acordo com a coordenadora Angela Catonio, trabalha a leitura e escrita de maneira lúdica, por meio de jogos, teatro, dinâmicas e contação de história. “Tudo que envolva, de alguma forma, leitura e escrita, de forma a desenvolver essas atividades”, acrescenta. A ideia é que a criança ou jovem adquira tais hábitos, sem que percebam que estão fazendo isso, de uma forma mais descontraída.
Angela explica que cada ano o projeto elege um tema, que é trabalhado com os participantes por meio da leitura e escrita. Este ano o tema é “Cultura da paz, construindo um futuro melhor”. Ela acredita que é por meio da leitura que a criança e o adolescente se prepara melhor para o mundo. “É pela leitura que se constrói o conhecimento, não só a leitura dos signos, mas de mundo, pois isso que vai capacitar o jovem e a criança a progredir na convivência com o próximo”.
Livros de graça
Para quem se interessa por livros e leitura, existe em Campo Grande espaços municipais e estaduais que emprestam exemplares gratuitamente. É o caso da biblioteca estadual que funciona no antigo prédio do Fórum, em Campo Grande (MS), e a biblioteca municipal do Horto Florestal. Os dois acervos contam com 30 mil exemplares, cada, que vão desde literatura à livros técnicos.
As unidades ficam abertas ao publico segunda-feira, das 9h às 18h, terça à sexta-feira, das 8h às 18h e no sábado, das 8h às 12h. Para se tornar sócio, basta levar um comprovante de residência e documentos pessoas (cópia e original). O cadastro deve ser renovado sempre que completar um ano, no caso da biblioteca municipal. Para estudantes é cobrada uma taxa única no valor de R$ 15,00 e não estudantes o valor é de R$ 20,00.
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
Como Escolher a Empresa Ideal para Realizar o Laudo de SPDA: Um Guia Completo
O Laudo de SPDA é um documento essencial para garantir a segurança de instalações contra descargas atmosféricas, ou seja, contra os raios. Ele é necessário para verificar e certificar que o Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA) de uma edificação está em conformidade com as normas vigentes, como a NBR 5419. Com isso, é…
Homem sofre infarto enquanto corria em esteira de academia no bairro São Francisco
Vítima foi reanimada por equipe do Samu
ASICS lança primeiro tênis com a marca Senna na categoria Sportstyle
ASICS apresenta sua primeira colaboração com a marca Senna na categoria Sportstyle. A parceria apresenta produtos que reimaginam o estilo de vida de Senna para uma nova geração. Um precursor da preparação física no automobilismo, Senna integrava corridas de mais de 10 km à sua rotina diária, demonstrando disciplina e determinação, pilares da filosofia “Sound…
Senado pauta PEC que inclui o Pantanal de MS entre os patrimônios nacionais nesta quarta-feira
Hoje, a PEC cumpriu sua segunda sessão de discussão em primeiro turno
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.