Neste domingo, ações comemoram o Dia Nacional de Luta contra o Abuso e a Exploração Sexual

Neste domingo (18) é comemorado o Dia Nacional de Luta contra o Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Uma série de mobilizações foi preparada pelo Governo do Estado e pelo Comitê de Enfrentamento da Violência e de Defesa dos Direitos Sexuais de Crianças e Adolescentes de Mato Grosso do Sul (Comcex-MS) para relembrar. […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Neste domingo (18) é comemorado o Dia Nacional de Luta contra o Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Uma série de mobilizações foi preparada pelo Governo do Estado e pelo Comitê de Enfrentamento da Violência e de Defesa dos Direitos Sexuais de Crianças e Adolescentes de Mato Grosso do Sul (Comcex-MS) para relembrar.

Entre as ações alusivas à data estão: a capacitação de crianças e adolescentes dos Centros de Referência da Assistência Social (Cras); sensibilização; atividades educativas; panfletagem e palestras.

Serão realizadas panfletagens na Capital envolvendo membros da sociedade civil e da rede de garantia de direitos de crianças e adolescentes. Também está programada uma Audiência Pública com a temática “Prevenção à Violência Sexual de Crianças e Adolescentes na Rede de Ensino”, que acontecerá no dia 30 de maio, às 8h30, na Câmara de Vereadores de Campo Grande.

Segundo o Governo do Estado, o objetivo é alertar a sociedade para a proteção das crianças e adolescentes e a importância das denúncias desses crimes. Segundo a gestora de ações sociais da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul e coordenadora do Comcex-MS, Tânia Regina Comerlato, “as ações visam sensibilizar e estimular a sociedade a fazer a denúncia de todo e qualquer tipo de violência sexual praticada contra a criança e adolescentes”, destacou.

Conforme a diretora-presidente da Fundação de Turismo de MS, Nilde Brun, a participação da população nas atividades é de extrema importância: “A mobilização é importante para a conscientização da população. É preciso formar uma consciência de denúncia, e, consequentemente, romper com o ciclo de violência e proteger as crianças e adolescentes”, afirmou.

Além do Comcex-MS e a Fundação de Turismo de MS, estão envolvidas na mobilização: a Comissão Intersetorial de Enfrentamento à Violência Sexual de Crianças e Adolescentes do Estado de MS; a Secretaria de Estado e Assistência Social (Setas); Associação Movimento Mãe Águia; a Polícia Rodoviária; Prefeitura Municipal de Campo Grande e Centros de Referência da Assistência Social (Cras).

Disque 100

Para denunciar disque 100. O usuário pode denunciar violências, colher informações acerca do paradeiro de crianças e adolescentes desaparecidos, tráfico de pessoas – independentemente da idade da vítima – e obter informações sobre os Conselhos Tutelares.

O serviço funciona diariamente das 8 às 22 horas, inclusive nos finais de semana e feriados. As denúncias recebidas são analisadas e encaminhadas aos órgãos de defesa e responsabilização, conforme a competência, em um prazo de 24 horas. A identidade do denunciante é mantida em absoluto sigilo.

As denúncias podem ser feitas pelos seguintes canais:

• discagem direta e gratuita do número 100;

• envio de mensagem para o e-mail: [email protected]

• na internet: www.disque100.gov.br

• ligação 0800 647 1323

Dezoito de maio

O dia 18 de maio, instituído pela lei federal nº. 9970/00, foi escolhido como Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes em razão do crime que comoveu toda a nação brasileira, conhecido como “Crime Araceli”, nome de uma menina de apenas oito anos de idade que foi estuprada e cruelmente assassinada em 1973, em Vitória, no Espírito Santo.

Últimas Notícias

Conteúdos relacionados