Cemitério tomado pelo mato é motivo de reclamação por parte de quem tem parentes sepultados no local e vizinhos.

Encontrados a cada esquina de Campo Grande, os matagais estão por toda parte. A falta de manutenção da cidade atinge até quem está descansando em paz. Após denúncia, a reportagem foi ao Cemitério Municipal Santo Antônio, na avenida da Consolação, Vila Santa Dorotéia, e constatou que os descuidos chegam até os túmulos.

Matos altos chegam a cobrir jazigos e covas, além de dificultar a passagem entre os túmulos. A impressão é de que o local está abandonado. Antônio Celso, chefe da Divisão de Fiscalização e Controle de Posturas, confirmou que a manutenção ainda não foi feita. “Limpamos para o Finados, e depois só choveu. Fica impossível conter o mato”, revela.

Antônio Celso informou que equipe terminará a limpeza em outro cemitério municipal, o São Sebastião, até o fim de semana, e em seguida, será feita limpeza no Santo Antônio. “Temos duas equipes para cuidar de três cemitérios municipais. Semana que vem já começam no Santo Antônio. Por ora temos dois coveiros evitando a proliferação de dengue no local”.

Poucos funcionários

O chefe da Divisão de Fiscalização e Controle de Posturas revelou a dificuldade em manter os cemitérios limpos com poucos funcionários. “Falta mão de obra. A defasagem é de mais de cinqüenta pessoas. Inclusive, quem estiver interessado em trabalhar na limpeza dos cemitérios, procure a empresa responsável que estamos precisando de gente”, pediu.

Túmulos são responsabilidade dos familiares

Depois de admitir o estado de abandono do cemitério, Antônio Celso fez um, porém. “A nossa função é manter o que é público limpo. Os túmulos ficam em lotes. São responsabilidades dos familiares. Eles que precisam ter estes cuidados”, cobrou.