Nas férias, exposição literária propõe ‘viagem ao mundo da imaginação’

As férias de julho estão chegando, e para levar os pequenos e também os grandinhos para uma “viagem ao mundo da imaginação”, a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul abre nesta quinta-feira (3), às 8h30, na Biblioteca Estadual Dr. Isaías Paim uma exposição literária com o mesmo nome. Neste período, uma vasta opção […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

As férias de julho estão chegando, e para levar os pequenos e também os grandinhos para uma “viagem ao mundo da imaginação”, a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul abre nesta quinta-feira (3), às 8h30, na Biblioteca Estadual Dr. Isaías Paim uma exposição literária com o mesmo nome.

Neste período, uma vasta opção de leitura com temas e títulos variados de autores de renome nacional e internacional estará à disposição para quem quiser se transportar para outras realidades.

Os livros vão desde os clássicos infanto-juvenis que marcaram gerações como o Pequeno Príncipe, de Saint-Exupèry a recentes publicações como A Biblioteca Mágica de Bibbi Bokken, do norueguês Jostein Gaarder.

Também está presente um clássico romance do prêmio Nobel Gabriel García Marquez, Do Amor e Outros Demônios e best-sellers como a série Graal, do francês Christian de Montella e Borges e os orangotangos eternos, do brasileiro Luís Fernando Veríssimo.

O acervo apresenta também autores pouco conhecidos como os russos Nikolai Leskov e Bóris Akunin, mas também oferece os clássicos da literatura russa de Liev Tolstói e Fiódor Dostoiévski; das tragédias de Willian Shakespeare às investigações de Sherlock Holmes, de Arthur Conan Doyle; os Versos Satânicos do anglo-indiano Salman Rushdie, O Edifício Yacubian, em que o escritor Alaa Ala Aswany descreve a sociedade egípcia, o mundo fechado de Dossiê H, do escritor albanês Ismail Kadaré, O Lado Bom da Vida, do americano Matthew Quick, o australiano Markus Zusak de A Menina que Roubava Livros e Eu Sou o Mensageiro.

Não faltam J.K. Howling, autora da série Harry Potter no romance Morte Súbita, bem como as trilogias Cinqüenta Tons de Cinza, da escritora britânica E. L. James e Millennium, do jornalista e escritor sueco Stieg Larsson, além da série Diários do Vampiro, da escritora norte-americana L. J. Smith e Capitão Alatriste, do espanhol Arturo Pérez-Reverte.

Há também autores laureados com o prêmio Nobel de Literatura como o português José Saramago, o turco Ohran Pamuk, o sul-africano J. M. Coetzee, o norte-americano John Steinbeck e o peruano Mário Vargas Llosa. Escritores clássicos como os ingleses George Orwell e Jane Austen, o tcheco Franz Kafka, os norte-americanos Ray Bradbury e Patricia Highsmith, o cubano Guillermo Cabrera Infante, o francês André Malraux, os argentinos Adolfo Bioy Casares, Jorge Luís Borges e Julio Cortázar, o premiado escritor espanhol Enrique Villa-Matas, o português Helder Macedo e os italianos Antonio Tabucchi e Umberto Eco.

A literatura brasileira está bem representada com os romances Dois Irmãos, de Milton Hatoum e Lavoura Arcaica, de Raduan Nassar; na Geração 90 e seus manuscritos de computador, com Marçal Aquino, Marcelo Mirisola, Cíntia Moscovich, Fernando Bonassi e Cadão Volpato; no romance Mongólia, de Bernardo Carvalho, na poesia de Elefante, de Francisco Alvim; em Toda Poesia de Paulo Leminski, um dos livros mais vendidos do ano passado, no premiado livro Leite Derramado,do cantor, compositor e escritor Chico Buarque, na viagem literária de O Leitor Apaixonado, do jornalista Ruy Castro e com Paulo Markun em sua reconstituição histórica do mítico Cabeza de Vaca.

Dentre os infanto-juvenis têm o Sítio do Pica-pau Amarelo de Monteiro Lobato, O Poeta Aprendiz de Vinícius de Moraes e os 25 anos do Menino Maluquinho do Ziraldo; os clássicos O Barba-Azul de Charles Perrault, Peter Pan e Wendy de J.M. Barrie e Alice no País das Maravilhas de Lewis Carroll, o espião adolescente Alex Rider de Anthony Horowitz, A Bússola de Ouro de Philip Pulman; a série Querido Diário Otário de Jim Benton e a trilogia Coração de Tinta da escritora alemã Cornélia Funke, entre outros.

A Exposição Literária ”Viagem ao mundo da imaginação” será aberta no dia 3 de julho (quinta), às 8h30, na Biblioteca Pública Estadual Dr. Isaías Paim, que fica no segundo andar do Memorial da Cultura e da Cidadania, na Avenida Fernando Correa da Costa, 558, Centro. A entrada é franca.

Últimas Notícias

Conteúdos relacionados