Rafael Nadal começou 2014 mostrando o porquê é o atual número 1 do mundo. O espanhol venceu o francês Gael Monfils na grande decisão do Torneio de Doha, por 2 sets a 1, com parciais de 6/1, 6/7 (5/7) e 6/2, e se tornou o primeiro tenista da ATP a se sagrar campeão em 2014.

Após um início arrasador e uma vitória muito tranquila no primeiro set, Nadal começou a encontrar dificuldade nas trocas de bola com o francês no fundo da quadra. Monfils chegou a abrir 4 a 1 no segundo set, mas acabou perdendo pontos cruciais e permitiu a reação do espanhol, que levou o jogo para o tie-break. Com bastante regularidade, o francês venceu e levou o jogo para o terceiro e decisivo set.

Depois do susto, Nadal voltou para a partida e jogou com bastante raça. Logo no quarto game o espanhol conseguiu a primeira quebra e levou a vantagem até o final para confirmar a vitória no set por 6/2.

Este foi o 11º jogo entre os tenistas, com ampla superioridade para Nadal. O atual número 1 do mundo venceu 9 vezes e perdeu em apenas duas oportunidades.

No último encontro até então, entretanto, Monfils havia vencido Nadal justamente em Doha, na semifinal de 2012, mas acabou perdendo a decisão para o compatriota Jo-Wilfried Tsonga.

Com o título, Nadal pôde comemorar os 250 pontos no ranking e também uma premiação de quase 190 mil dólares.