A pouco mais de um dia para o fim do prazo para declaração do Imposto de Renda, em Mato Grosso do Sul aproximadamente, 80 mil contribuintes ainda devem enviar o formulário. Até esta terça-feira (29), foram registradas na Receita Federal do Estado cerca de 275 mil declarações. A expectativa é alcançar 355 mil declarações até a meia-noite (horário de Brasília) desta quarta-feira (30), quando termina o prazo.

Somente nesta terça-feira, a Receita Federal espera receber 40 mil declarações, segundo Antônio Cesar de Campos, supervisor do programa de Imposto de Renda da Pessoa Física da Receita Federal. Conforme explica Antônio, assim como ocorreu em anos anteriores, o aumento de envios de declaração é maior nos últimos dias. “Falta bastante, mas, normalmente, esse é o quadro, o pessoal deixa para última hora mesmo”, afirma.

Em 2013, foram registradas 340 mil declarações de Imposto de Renda no Estado e a expectativa para este ano é um aumento de, pelo menos, 10 mil novos contribuintes, que são obrigados a declarar. “Esperamos sempre um pouco mais do que no ano anterior, devido ao crescimento da economia, que resulta em novos contribuintes”.

Antonio explica que não há um controle específico de quantas pessoas são obrigadas a declarar Imposto de Renda no Estado, portanto, não existe uma afirmação a respeito, somente previsão. Em MS são esperadas 355 mil declarações.

De acordo com o contador Amauri Camargo de Barros, a demanda de trabalho no escritório onde trabalha aumentou bastante desde o início do prazo, mas, ao contrário de 2013, este ano esse aumento foi registrado nos últimos dias. “Está acima do normal, a demanda só aumentou mesmo nestes últimos dias”, comenta.

O conselho é que o contribuinte se organize com antecedência e procure um profissional capacitado para realizar a declaração, afirma Amauri. “As pessoas podem fazer sozinhas, mas para não haver dúvidas o melhor é procurar um contador”.

Segundo o contador, o custo para um profissional realizar a declaração do imposto de renda varia em cada caso, de R$ 200 a R$ 700.

A declaração deve ser enviada pelo site da Receita Federal até às 23h59min desta quarta-feira (30).