Na mosca: DATAmax repete 2012 e acerta os resultados das eleições em Mato Grosso do Sul

Instituto, desta vez, antecipou a vitória de Reinaldo no segundo turno e também os índices de intenções de voto para a presidência da república em MS

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Instituto, desta vez, antecipou a vitória de Reinaldo no segundo turno e também os índices de intenções de voto para a presidência da república em MS

A pesquisa DATAmax foi a que mais se aproximou do resultado final das eleições deste segundo turno em Mato Grosso do Sul, repetindo o levantamento de 2012, quando antecipou a vitória nas urnas de Alcides Bernal (PP) como prefeito de Campo Grande.

O Instituto DATAmax, desta vez, antecipou a vitória de Reinaldo Azambuja (PSDB) em levantamento feito entre os dias 20 e 24 de outubro. O tucano foi registrado como eleito com 54,64% dos votos válidos, contra 45,36% dos votos de Delcídio do Amaral (PT).

Neste domingo (26), após a população do Estado ir às urnas, o resultado foi confirmado. Reinaldo foi eleito com 55,34%, contra 44,66% de Delcídio, ou seja, dentro da margem de erro do instituto, de 2,8% e com números bem próximos ao da pesquisa registrada no TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul) sob o número 00078/2014.

A pesquisa DATAmax também acertou os índices de intenções de voto para a presidência da república em Mato Grosso do Sul. No Estado, a pesquisa mostrou que Aécio Neves (PSDB) tinha 56,74% das intenções de voto, contra 43,26% de Dilma Rousseff (PT).

O resultado das urnas em MS mostrou que Aécio teve 762.233 dos votos, ou seja, 56,33% do eleitorado no Estado. Dilma teve 590.835, 43,33% dos votos válidos.

A metodologia da pesquisa segue rigorosos critérios de avaliação e diversidade do eleitorado. Ao todo, foram entrevistados 1,2 mil eleitores em 37 municípios do Estado, com nível de confiança de 95% e margem de erro de 2,8 pontos percentuais para mais ou para menos.

Conteúdos relacionados