O Fluminense evitou vexame contra o Horizonte, pela Copa do Brasil, ao se classificar para a segunda fase da competição. Depois de perder por 3 a 1 no jogo de ida, reverteu a desvantagem ao fazer 5 a 0

Cristovão Borges estreou no Fluminense com vitória, com goleada e com classificação. Na noite desta quinta-feira, no Maracanã, o substituto de Renato Gaúcho levou o time tricolor à vitória contra o Horizonte, depois de ser surpreendido no primeiro jogo da primeira fase da Copa do Brasil. A equipe precisava de vitória por dois gols de diferença para avançar na competição. Acabou goleando por 5 a 0 para evitar o vexame.

No jogo de ida, no Estádio Domingão, em Horizonte, um apático Fluminense levou 3 a 1 do rival nordestino e esteve seriamente ameaçado. À derrota se seguiu a queda na semifinal do Campeonato Carioca e a demissão de Renato Gaúcho. Agora, com Cristovão Borges, vai enfrentar o Tupi-MG na segunda fase – o time mineiro passou pelo Juazeiro-BA com vitória por 2 a 0 no jogo de ida.

O Horizonte iniciou a partida no Maracanã com a evidente necessidade de ser efetivo na defesa, mas ainda no primeiro tempo viu a classificação se perder. Primeiro, o Fluminense abriu o placar aos 12min, quando Wagner, em posição duvidosa, recebeu dentro da área e cruzou rasteiro para Conca completar para as redes. O lance gerou reclamação, mas o tento foi confirmado pela arbitragem

Aos 45min, no entanto, o Horizonte perdeu a estabilidade. Rafael Tchuca fez segunda falta dura em Wagner e acabou expulso do jogo, deixando o time nordestino com um homem a menos. Na cobrança de falta, Rafael Sóbis levantou a bola na área, e o zagueiro Gum, livre, testou para dar ao Fluminense o resultado necessário para se classificar à segunda fase da Copa do Brasil.

Apenas dois minutos mais tarde, Carlinhos cruzou da esquerda para Rafael Sóbis aproveitar o momento de desespero do Horizonte e marcar o terceiro gol. No segundo tempo, o anfitrião não demorou a transformar a vitória em goleada. Wagner marcou, aos 15min, depois de receber bola na intermediária, limpar a marcação e bater fora do alcance do goleiro Jefferson.

O Fluminense ainda teve o zagueiro Elivélton expulso aos 27min, por derrubar Dico, que corria livre em direção ao gol. Mesmo assim, o Horizonte não conseguiu ameaçar, muito menos buscar os dois gols que, naquele momento, seriam necessários para confirmar a zebra e chegar à segunda fase da competição. Aos 44min, depois de bate rebate dentro da área, a bola sobrou para Fred marcar o quinto gol e fechar o marcador.