Na contramão da indústria nacional, MS cresce e deve fechar 2014 com 150 mil empregados
Na contramão da indústria nacional, na qual os números não agradam e vem retraindo ano a ano, Mato Grosso do Sul vem crescendo e aumentando seu plantel. Conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o setor industrial encolheu em média 0,3% ao ano desde 2011, Já a Federação da Indústria de Mato […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Na contramão da indústria nacional, na qual os números não agradam e vem retraindo ano a ano, Mato Grosso do Sul vem crescendo e aumentando seu plantel. Conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o setor industrial encolheu em média 0,3% ao ano desde 2011, Já a Federação da Indústria de Mato Grosso do Sul (Fiems) projeta crescimento e revela que 2014 deve fechar com 151 mil trabalhadores atuando no setor.
Em 2007, Mato Grosso do Sul tinha 7.615 indústrias e empregava 90.888 trabalhadores. No ano seguinte os números passaram para 8.613 indústrias e 97.339 trabalhadores. O crescimento vertiginoso fez com que encerrássemos 2013 com 11.600 indústrias e 143.197 empregados no setor. A projeção deste ano é que ele feche com 12.800 unidades industriais e 151 mil trabalhadores.
Os números representam 60% de crescimento em unidades industriais e 66% em números de empregados. Resultado bem diferente da indústria nacional que vem preocupando os sindicatos do setor.
Hoje, a Força Sindical emitiu nota lembrando que a indústria no governo Dilma teve o pior desempenho desde o governo Collor. E segundo eles, diante do problema, “o governo deve, no mínimo, demitir o Ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, bem como determinar mudanças urgentes na política industrial do País. A incompetência do ministro resultou nesse índice alarmante e que traz inúmeras preocupações para o setor produtivo, que gera emprego e renda”.
O déficit da indústria, diz ainda a nota, corrobora o que já era visível ao longo de 2013 no chão de fábrica: a indústria brasileira está cambaleando. Segundo, a Força Sindical o encolhimento do setor industrial afetará a capacidade de consumo dos trabalhadores e terá impacto sobre a expansão sustentável do emprego no comércio e serviços (…) causando a redução do poder aquisitivo dos trabalhadores da indústria e o aumento do desemprego nas cadeias produtivas industriais.
Notícias mais lidas agora
- Antes de assassinato, homem foi visto em cima de telhado de casa de ex-superintendente em Campo Grande
- VÍDEO: Agente de saúde reage e parte para cima de ladrão durante roubo de celular no Aero Rancho
- VÍDEO: Rua do Colúmbia ‘ganha’ cachoeira após enxurrada e moradores ficam revoltados
- Dentista faz rinoplastia, provoca necrose em cliente e acaba procurada pela polícia em Campo Grande
Últimas Notícias
FCMS irá destinar R$ 100 mil para produções audiovisuais dirigidas por mulheres
O edital visa oferecer apoio financeiro para incentivar as diversas manifestações culturais em Mato Grosso do Sul
CRO-MS emite nota de repúdio a dentista que fez vítimas em procedimentos estéticos em Campo Grande
Uma das vítimas ficou com a boca torta depois de uma lipo de papada
CUFA é alvo de furto e arrecadações para Campanha de Natal são levadas
A entidade precisa de doações para atender mais de 300 pessoas em situação de vulnerabilidade
MC Ryan SP é processado em ação milionária por invadir escola em São Paulo
MC Ryan SP se passou por um aluno e invadiu uma escola pública em novembro do ano passado; agora, a coordenadora do local levou o caso à Justiça
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.