Na Capital, campanha orienta população sobre o uso do marcapasso
Dia 23 de setembro é comemorado o Dia Nacional do Portador de Marcapasso e para orientar a população sobre o uso do aparelho, profissionais da saúde e voluntários se reúnem na manhã desta terça-feira (23) no Terminal de ônibus Bandeirantes, região sudoeste de Campo Grande. O marcapasso é um dispositivo eletrônico implantável, utilizado na correção […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Dia 23 de setembro é comemorado o Dia Nacional do Portador de Marcapasso e para orientar a população sobre o uso do aparelho, profissionais da saúde e voluntários se reúnem na manhã desta terça-feira (23) no Terminal de ônibus Bandeirantes, região sudoeste de Campo Grande.
O marcapasso é um dispositivo eletrônico implantável, utilizado na correção de batimentos cardíacos principalmente em casos de arritmias. A data foi escolhida em homenagem ao médico Décio Kormann, pioneiro da estimulação cardíaca no Brasil.
Segundo o cirurgião cardíaco Mauro Cosme, o objetivo da campanha é divulgar para o grande público como funciona o marcapasso e desmistificar alguns fatos. “Muitos acham que a pessoa que usa o aparelho fica inválida e isso não é verdade. Atividades físicas, por exemplo, podem ser realizadas sem problemas desde que com acompanhamento médico”, conta.
Mauro Cosme orienta ainda sobre alguns cuidados que os portadores do aparelho devem ter com atividades simples do dia a dia. “Ao atender o celular é recomendável que se use o ouvido do lado contrário ao marcapasso, além de evitar detectores de metais. Os riscos são mínimos, mas é melhor evitar” ressalta.
Ainda segundo Mauro, no Estado são implantados 200 marcapassos por ano, destes 80% em Campo Grande e o restante em Dourados, cidade a 225 quilômetros da Capital e ressalta que todos os grandes hospitais fazem o implante do aparelho. Atualmente são utilizados três tipos, o que regula o batimento lento, outro regula o acelerado e o terceiro, batimentos desiguais.
E para aqueles que têm dúvida em relação ao diagnóstico o médico destaca que é feito de forma simples e dois dias após o exame já é possível saber o resultado. Sobre os sintomas Mauro destaca a sonolência, falta de disposição e falta de ar.
De acordo com o representante de uma empresa vendedora de marcapasso, Renato Gama de Oliveira, os profissionais ficarão no terminal Bandeirantes toda a manhã e a tarde a campanha continua no Pátio Central Shopping, no Centro de Campo Grande.
Notícias mais lidas agora
- VÍDEO: Honda Civic invade calçada e bate em poste na Avenida Bandeirantes
- Ação contra roubo de cargas prende um no Jardim Aeroporto em Campo Grande
- Lula ficará com dreno na cabeça e na UTI do Sírio Libanês após cirurgia de emergência
- Motociclista bêbada é presa na MS-316 e diz que estava a caminho de entrevista de emprego
Últimas Notícias
Viola expulsa Luma da comunidade: Resumo Mania de Você, capítulo do dia 11/12/2024
Confira resumo de capítulo que vai ao ar nesta quarta-feira (11)
Madalena fica abalada com comentários de Chico: Resumo Garota do Momento, capítulo do dia 11/12/2024
Confira resumo de capítulo que vai ao ar nestaquarta-feira (11)
Raimundo permite que Bia faça estágio na agência: Resumo Garota do Momento, capítulo do dia 11/12/2024
Confira resumo de capítulo que vai ao ar nesta quarta-feira (11)
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.