Museus somam acervos em exposição especial em shopping da Capital

Entre as atividades oferecidas estão exposições de peças diversas de cada instituição. O Museu de Arte Contemporânea irá projetará imagens sobre o acervo permanente, que conta com obras de grandes nomes das artes plásticas do País. O Museu das Culturas Dom Bosco irá exibir suas coleções de zoologia com exemplares de animais taxidermizados, paleontologia com […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Entre as atividades oferecidas estão exposições de peças diversas de cada instituição. O Museu de Arte Contemporânea irá projetará imagens sobre o acervo permanente, que conta com obras de grandes nomes das artes plásticas do País.

O Museu das Culturas Dom Bosco irá exibir suas coleções de zoologia com exemplares de animais taxidermizados, paleontologia com os fósseis e a coleção de etnologia com objetos dos povos indígenas contemporâneos.

O Museu de Arqueologia mostrará uma síntese do povoamento do atual território sul-mato-grossense, desde os caçadores-coletores, há cerca de 12 mil anos, aos indígenas agricultores ceramistas, de cerca de 1.500 anos, chegando até o século XVIII. Enfocará também a Arqueologia da área municipal de Campo Grande.

O Museu da Imagem e do Som irá oferecer aos visitantes reproduções de fotografias de parte de sua coleção sobre o passado de Campo Grande, retratando edifícios, avenidas, ruas e praças da cidade.

Já o Museu José Antônio Pereira irá participar exibindo peças de seu acervo, cujas peças remetem à época da criação da Vila e do Município de Campo Grande.

Outras atividades oferecidas serão as visitas mediadas e as atividades educativas nos espaços do shopping. As atividades fazem parte da programação do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), que reúne centenas de instituições voltadas à cultura e a memória em todo o País.

Em âmbito local é uma iniciativa da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, do Museu das Culturas Dom Bosco e do Museu José Antônio Pereira.

Com o tema “Museus Criativos”, a 8ª edição da Primavera de Museus tem como objetivo a mobilização e a ampliação do acesso à cultura e o aumento de público visitante nas instituições, fazendo a cultura e os museus brasileiros conhecidos e mais presentes no cotidiano das pessoas. Serão mais de 2,4 mil atividades em todo o País este ano.

Em Mato Grosso do Sul a Semana de Museus pretende usar da criatividade para ir ao encontro do público, levando parte dos acervos a uma faixa da população que geralmente não frequenta as instituições.

“A realização de um evento diverso e abrangente agregando várias instituições é a prova de que Mato Grosso do Sul tem avançado na qualidade de seus museus, seja por meio do Sistema Estadual de Museus, seja pela articulação entre as instituições. Mostra que estamos em consonância com o pensamento sobre memória. É ainda uma prova do esforço das entidades de se aproximarem da sociedade e ampliarem o acesso aos bens que elas salvaguardam”, avalia Américo Calheiros, diretor-presidente da Fundação de Cultura.

Serviço

A programação da 8ª Primavera de Museus: museus criativos está aberta ao público de até o dia 30 de setembro, das 8 às 20 horas no Pátio Central Shopping, na rua Marechal Rondon, 1380 – Centro.

Últimas Notícias

Conteúdos relacionados