Museu de comunidades preserva cotidiano do Orkut

No auge da febre do Orkut no Brasil, entre 2005 e 2006, as comunidades reuniam milhares de brasileiros com amores, ódios e hábitos em comum – desde os mais corriqueiros, como ser fã de uma banda, até os mais excêntricos, como lamber a embalagem do iogurte. Mas do que eles tanto falavam nos grupos? Encerrada […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

No auge da febre do Orkut no Brasil, entre 2005 e 2006, as comunidades reuniam milhares de brasileiros com amores, ódios e hábitos em comum – desde os mais corriqueiros, como ser fã de uma banda, até os mais excêntricos, como lamber a embalagem do iogurte. Mas do que eles tanto falavam nos grupos?

Encerrada após 10 anos no ar, a rede social do Google deixou para trás um arquivo de 120 milhões de tópicos em mais de 50 milhões de comunidades como Existe vida após o almoço?, Era uma vez meu fígado e Minhas mágoas usam bóias.

Desde terça-feira, quem acessa o site do Orkut se depara com um “Arquivo de Comunidades do Orkut”.

“De janeiro de 2004 a setembro de 2014, milhões de pessoas, espalhadas pelo mundo todo, se reuniram para discutir interesses comuns em uma vasta coleção de comunidades do Orkut. Com o objetivo de preservar a história de conexões e conversas do Orkut, este arquivo traz todo o conteúdo público dessas comunidades”, diz uma mensagem no site.

As comunidades estão organizadas por ordem alfabética. É possível acessar as descrições e os fóruns de discussão.

Na maior parte dos casos, a criação dos fóruns era, por si só, uma piada. Mas dentro delas ainda é possível encontrar debates sobre privacidade, confissões amorosas e a eterna procura por pessoas que partilhassem dos mesmos interesses, para amizade ou algo mais.

Graças a um tópico de contagem de membros criado em 2010, é possível saber que a comunidade A BORRACHA da VIDA é o TEMPO! chegou a ter mais de 840 mil participantes. O tópico ia rumo ao milhão, mas foi interrompido em junho de 2012.

Os arquivos do Orkut, no entanto, mostram que ali não se falou muito a respeito da vida, nem do tempo. Das nove postagens, seis eram jogos e brincadeiras com os perfis dos participantes. A borracha, no entanto, foi tema de um tópico: “escreva borracha sem ser enterrompido (sic)”, que teve quase 4 mil respostas em cinco anos. Ele foi atualizado pela última vez no dia 21 de setembro de 2014, uma semana antes do fim da rede.

Últimas Notícias

Conteúdos relacionados