Municípios de MS deverão cuidar dos serviços de iluminação pública a partir de janeiro
A partir de 1º de janeiro de 2015, as prefeituras de todos os municípios de Mato Grosso do Sul serão as responsáveis pela manutenção, reposição e expansão de seus sistemas de iluminação pública. O repasse dos serviços de iluminação pública para os 79 municípios sul-mato-grossenses cumpre determinação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), conforme […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A partir de 1º de janeiro de 2015, as prefeituras de todos os municípios de Mato Grosso do Sul serão as responsáveis pela manutenção, reposição e expansão de seus sistemas de iluminação pública. O repasse dos serviços de iluminação pública para os 79 municípios sul-mato-grossenses cumpre determinação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), conforme decisão estabelecida na resolução normativa nº 414/2010 – artigo 218.
A decisão se estende a todos os municípios brasileiros. O prazo para que as concessionárias distribuidoras de energia, em todo o País, concluam o processo de transferência dos ativos de iluminação pública (IP) para as prefeituras termina no dia 31 de dezembro deste ano.
“Os municípios têm o dever de iluminar as ruas, praças, túneis, paradas de ônibus e outros bens públicos, como fachadas de prédios históricos e monumentos. Cabe, também, à prefeitura, fazer a manutenção, a renovação e a expansão do sistema. Por isso estamos divulgando estes esclarecimentos, de acordo com informações fornecidas pela Aneel, pois o prazo para o processo finaliza-se dentro de pouco mais de dois meses”, diz Ayrton Rodrigues, diretor de Normatização e Fiscalização da Agepan (Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de MS).
Em Mato Grosso do Sul, de acordo com informações dadas pela atual Gerência Corporativa de Gestão de Ativos da Empresa Energética de MS (Enersul), os 74 municípios de sua área de concessão já tomaram posse dos ativos do parque de iluminação pública, que são luminárias, lâmpadas, reatores e demais equipamentos de iluminação pública. Já as cinco cidades atendidas pela concessionária Elektro – Três Lagoas, Brasilândia, Santa Rita do Pardo, Selvíria e Anaurilândia – ainda não concluíram o processo.
Transferência dos serviços de iluminação pública
Com a transferência dos ativos de iluminação pública, a Agência busca atender a Constituição Federal (CF), que definiu que a iluminação pública é de responsabilidade do município, possibilitando a instituição da Contribuição de Iluminação Pública (CIP), que pode ser arrecadada por meio da fatura de energia elétrica. Conforme o artigo 149-A da CF, o município poderá dispor, de acordo com lei específica aprovada pela Câmara Municipal, a forma de cobrança e a base de cálculo da CIP.
Com a mudança, os municípios passam a ter maior controle sobre essas operações e podem planejar melhor a ampliação e o alcance dos serviços de iluminação pública dentro de seu território. Outro benefício é que, com a gestão dos ativos, o município pode contar com uma redução de, aproximadamente, 9,5% na tarifa de energia elétrica utilizada pela iluminação pública.
A Aneel já prorrogou o prazo para a transferência por duas vezes e entende que não se trata mais de uma questão de tempo, por isso, não haverá uma nova postergação, segundo informações de sua diretoria. Mesmo que as prefeituras não realizem os procedimentos necessários para a transferência até 31 de dezembro, a responsabilidade deixará de ser da distribuidora de energia a partir de 1º de janeiro de 2015.
Notícias mais lidas agora
- Antes de assassinato, homem foi visto em cima de telhado de casa de ex-superintendente em Campo Grande
- VÍDEO: Agente de saúde reage e parte para cima de ladrão durante roubo de celular no Aero Rancho
- VÍDEO: Rua do Colúmbia ‘ganha’ cachoeira após enxurrada e moradores ficam revoltados
- Dentista faz rinoplastia, provoca necrose em cliente e acaba procurada pela polícia em Campo Grande
Últimas Notícias
FCMS irá destinar R$ 100 mil para produções audiovisuais dirigidas por mulheres
O edital visa oferecer apoio financeiro para incentivar as diversas manifestações culturais em Mato Grosso do Sul
CRO-MS emite nota de repúdio a dentista que fez vítimas em procedimentos estéticos em Campo Grande
Uma das vítimas ficou com a boca torta depois de uma lipo de papada
CUFA é alvo de furto e arrecadações para Campanha de Natal são levadas
A entidade precisa de doações para atender mais de 300 pessoas em situação de vulnerabilidade
MC Ryan SP é processado em ação milionária por invadir escola em São Paulo
MC Ryan SP se passou por um aluno e invadiu uma escola pública em novembro do ano passado; agora, a coordenadora do local levou o caso à Justiça
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.