Um grupo de mulheres se reuniu na tarde deste domingo para amamentar seus filhos em público no Museu da Imagem e do Som (MIS), na zona oeste de São Paulo. O ato, chamado de “mamaço”, foi organizado após a modelo Priscila Navarro ter sido repreendida, no dia 5 de fevereiro, por funcionários do museu por estar amamentando sua filha enquanto visitava uma exposição.

“Uma monitora se aproximou e disse que, se eu fosse amamentar, deveria fazer isso numa sala privada, pois não é permitido amamentar no MIS”, relatou Priscila. “A cena me constrangeu e acordou minha filha, que voltou a pedir para mamar, um ato natural de uma criança de 7 meses, e amamentar ela seria o ato também mais natural que eu como mãe poderia fazer. Assim, decidimos nos retirar, apesar de ter visto apenas a primeira parte da exposição.”

Após fazer a denúncia pelo Facebook, Priscila e outros grupos, como o Matrice, o Buxixo e o espaço Casa da Borboleta, resolveram fazer um ato de protesto contra a atitude dos funcionários do museu. “Com pessoas e grupos que compartilham da mesma ideia de que amamentar é um ato de amor e um direito da criança onde e quando ela quiser”, dizia o convite do evento.

Segundo Priscila, uma funcionária do museu chegou a se desculpar com ela no dia do ocorrido, “justificando um mal treinamento de monitores e passando seu contato para que pudéssemos retornar a exposição um outro dia”. Durante a semana, o MIS incluiu na agenda oficial do dia o ato promovido pelas mulheres.