Mulheres contam com fisioterapia gratuita em clínica escola

A Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), por meio da Clínica Escola, oferece três serviços gratuitos para as mulheres. Os atendimentos fazem parte do programa de “Saúde da Mulher”, coordenado pela fisioterapeuta e professora Débora Zanutto. A consulta é oferecida todas as sextas-feiras, das 9h30 às 13 horas, com agendamento prévio. A Clínica Escola oferece trabalho […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

A Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), por meio da Clínica Escola, oferece três serviços gratuitos para as mulheres. Os atendimentos fazem parte do programa de “Saúde da Mulher”, coordenado pela fisioterapeuta e professora Débora Zanutto. A consulta é oferecida todas as sextas-feiras, das 9h30 às 13 horas, com agendamento prévio.

A Clínica Escola oferece trabalho preventivo e reabilitador na área de Ginecologia (problemas urinários), Oncologia Mamária (câncer de mama) e Obstetrícia (gestantes), visando melhoria nas condições físicas da mulher através de programas personalizados e especializados de acordo com suas necessidades.

O projeto é coordenado por Débora desde 2010 e tem como público alvo mulheres em todas as suas fases de vida incluindo a fase reprodutiva, com gestantes e mulheres no período pós-parto, outra parte integra mulheres sexualmente ativas e no climatério.

Débora Zanutto possui especialização em Saúde da Mulher pela Universidade Estadual de Campinas e trouxe a prática da prevenção da incontinência urinária para a UCDB. Os exercícios visam fortalecer a musculatura do períneo para que doenças não se instalem. Estes músculos garantem a sustentação dos órgãos pélvicos – como a bexiga, a uretra e a vagina, e alterações na região podem provocar disfunções, como a incontinência urinária.

A prática de exercícios durante a gravidez e logo após o parto pode ajudar a prevenir a incontinência relacionada ao parto. A fisioterapia trata também de sintomas ligados ao aumento de peso neste período. As gestantes recebem atenção especial para amenizar as dores ou incômodos naturais da gestação.

Há ainda atividades destinadas para aquelas que passaram por cirurgia de retirada da mama devido à manifestação do câncer. A coordenadora do programa ressalta a importância da fisioterapia nestes casos: “Após a cirurgia é preciso recuperar a região porque as mulheres ficam sem movimentar o ombro e às vezes não conseguem nem escovar os dentes ou pentear o cabelo”. Segundo ela, não há contraindicações e os exercícios variam de pessoa para pessoa.

A Clínica Escola fica localizada na Avenida Tamandaré nº 6000, Jardim Seminário. O tratamento gratuito é oferecido todas as sextas-feiras das 9h30 às 13 horas. O agendamento pode ser feito pelo telefone (67) 3312-3705.

Conteúdos relacionados