Uma mulher de 35 anos morreu em Campo Grande vítima da gripe A, no posto de Saúde do Tiradentes. O resultado do exame que comprovou a morte causada pelo vírus H1N1 saiu nesta quarta-feira (18).

Conforme informações da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), a mulher deu entrada no dia 12 de junho na unidade de Saúde do Tiradentes às 22h24min e morreu logo em seguida, às 23h46min.

A Sesau explica que a mulher adoeceu em casa e não procurou atendimento médico. Até o momento, esta é a segunda morte confirmada em Campo Grande por gripe suína.

A gerente técnica da unidade de resposta rápida da Sesau, Luciana Miziara, pede a atenção da sociedade quando tiverem tosse, febre e dores de garganta, pois este período do ano, até o fim de agosto, favorece a circulação dos vírus H1N1 e H3N2, e ao perceberem sinais de gripe procurem imediatamente atendimento médico.

Desde ontem (17), a vacina contra a gripe foi liberada. Desta vez, não existe grupo prioritário, mas a Sesau afirma que sobraram apenas 20 mil doses e a população deve buscar imunizar-se o mais rápido possível.

A campanha foi estendida para a população depois de cinco prorrogações, que tinham como objetivo atingir a meta do Ministério da Saúde, que era de imunizar 80% da população considerado de risco em Mato Grosso do Sul.