Uma mulher de 59 anos, residente em Montclair (Nova Jersey, EUA), disse ter perdido US$ 86 mil (cerca de R$ 189,3 mil) em um golpe virtual. Ela teria entregado todo o dinheiro de sua aposentadoria a um homem que conheceu no site de encontros Match.com. A mulher deu entrevista para a rede “CBS”, mas não quis ter seu nome divulgado.

Ela acusa um engenheiro civil de Nova York chamado Maxwell Yas, 60, de receber o dinheiro (a foto e todas essas informações divulgadas no perfil eram falsas). Os dois teriam se relacionado virtualmente em 2012 por seis meses, período no qual o homem dizia estar trabalhando na Malásia.

Segundo ela, Yas contava histórias muito elaboradas e dizia estar enfrentando problemas financeiros. Mesmo sem se conhecerem pessoalmente, ela fez diversos depósitos para o homem. O FBI (polícia federal norte-americana) iniciou uma investigação sobre o caso, mas afirmou à “CBS” que são mínimas as chances de recuperar o dinheiro.

A aposentada, agora, espera que sua história sirva de alerta para outras supostas vítimas. “Não interessa o que disserem, não importa o tipo de história, você tem de se impor e dizer ‘não’”, aconselha.

O Match.com não comentou o caso. Mas, na página de segurança do site de encontros, a primeira dica é “proteja suas finanças”. “Ignore qualquer pedido de envio de dinheiro, principalmente para o exterior e via transferências eletrônicas”, diz o texto. “Nunca ofereça nenhuma informação financeira para pessoas que você não conhece.”