Mulher com rosto desfigurado recebe transplante facial na Polônia
Uma polonesa de 26 anos que teve a face desfigurada por um tumor facial revelou seu novo rosto durante uma coletiva de imprensa, nesta quinta-feira, 20. A moça, identificada apenas como Joanna, é a segunda paciente a receber um transplante de face na Polônia, segundo o jornal Daily Mail. Antes da cirurgia, que durou 23 […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Uma polonesa de 26 anos que teve a face desfigurada por um tumor facial revelou seu novo rosto durante uma coletiva de imprensa, nesta quinta-feira, 20. A moça, identificada apenas como Joanna, é a segunda paciente a receber um transplante de face na Polônia, segundo o jornal Daily Mail.
Antes da cirurgia, que durou 23 horas, realizada na última semana, Joanna mal podia mastigar, engolir ou mesmo falar.
Durante o evento que aconteceu na quinta-feira, 20, a polonesa agradeceu os médicos, a família e sua doadora. O médico responsável pelo procedimento, Adam Maciejewski, disse que Joanna está se sentindo muito bem. Ele contou também que a paciente espera voltar a estudar – possivelmente psicologia – assim que terminar a reabilitação. Acredita-se que o o transplante que cobriu 80% do rosto de Joanna devolva a ela as habilidades de mastigar e falar.
Joanna sofre de neurofibromatose, uma condição genética que causa o aparecimento de tumores benignos ao longo dos nervos. A doença não tem cura e pode causar dificuldade de aprendizagem, problemas nos ossos e nos nervos espinhais, problemas de visão e audição, além de dores intensas. Embora a doença seja hereditária, mais de 50% da pessoas que têm neurofibromatose desenvolvem a doença, a partir de um gene mutante, antes de nascer. Apesar da aparência alarmante, os tumores não são cancerígenos.
O especialista em genética, Anand Saggar, contou que não há possibilidade de Joanna apresentar rejeição ao transplante porque a pele implantada no rosto da jovem é proveniente de diferentes genes.
Em maio de 2013, Adam Maciejewski fez o primeiro transplante de rosto na Polônia. O paciente teve a face arrancada por uma máquina utilizada na construção civil. O homem se recupera bem da cirurgia, a primeira realizada apenas algumas semanas depois do acidente. Transplantes anteriores levaram meses e até anos para serem preparados.O paciente teve a mandíbula, o palato e as órbitas oculares reconstruídas.
O primeiro transplante facial do mundo foi realizado na Espanha, em março de 2010.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
CEO do Al-Hilal nega substituir Neymar por Cristiano Ronaldo no Mundial: ‘Ficção científica’
Cristiano Ronaldo poderá assinar um pré-contrato com qualquer equipe a partir de janeiro
SAMU recebe seis novas ambulâncias em Campo Grande
As viaturas foram adquiridas em compensação pela retirada de oito veículos antigos do SAMU
Definido calendário do futebol de Mato Grosso do Sul na temporada 2025
Temporada começa no dia 18 de janeiro, com a abertura do Campeonato Estadual de Futebol Masculino da Série A, principal competição do estado
Ele é o pai? Exame de DNA de suposto filho de Leandro revela a verdade
Após entrar na Justiça, homem de 45 anos tem a verdade revelada a respeito da suposta paternidade de Leandro; veja o resultado do exame de DNA
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.