Uma polonesa de 26 anos que teve a face desfigurada por um tumor facial revelou seu novo rosto durante uma coletiva de imprensa, nesta quinta-feira, 20. A moça, identificada apenas como Joanna, é a segunda paciente a receber um transplante de face na Polônia, segundo o jornal Daily Mail.

Antes da cirurgia, que durou 23 horas, realizada na última semana, Joanna mal podia mastigar, engolir ou mesmo falar.

Durante o evento que aconteceu na quinta-feira, 20, a polonesa agradeceu os médicos, a família e sua doadora. O médico responsável pelo procedimento, Adam Maciejewski, disse que Joanna está se sentindo muito bem. Ele contou também que a paciente espera voltar a estudar – possivelmente psicologia – assim que terminar a reabilitação. Acredita-se que o o transplante que cobriu 80% do rosto de Joanna devolva a ela as habilidades de mastigar e falar.

Joanna sofre de neurofibromatose, uma condição genética que causa o aparecimento de tumores benignos ao longo dos nervos. A doença não tem cura e pode causar dificuldade de aprendizagem, problemas nos ossos e nos nervos espinhais, problemas de visão e audição, além de dores intensas. Embora a doença seja hereditária, mais de 50% da pessoas que têm neurofibromatose desenvolvem a doença, a partir de um gene mutante, antes de nascer. Apesar da aparência alarmante, os tumores não são cancerígenos.

O especialista em genética, Anand Saggar, contou que não há possibilidade de Joanna apresentar rejeição ao transplante porque a pele implantada no rosto da jovem é proveniente de diferentes genes.

Em maio de 2013, Adam Maciejewski fez o primeiro transplante de rosto na Polônia. O paciente teve a face arrancada por uma máquina utilizada na construção civil. O homem se recupera bem da cirurgia, a primeira realizada apenas algumas semanas depois do acidente. Transplantes anteriores levaram meses e até anos para serem preparados.O paciente teve a mandíbula, o palato e as órbitas oculares reconstruídas.

O primeiro transplante facial do mundo foi realizado na Espanha, em março de 2010.