MPE recomenda alteração de lei que dispõe sobre gratificações pagas a servidores municipais
A Prefeitura de Ivinhema, distante 297 quilômetros de Campo Grande (MS), deve alterar lei municipal e regulamentar os critérios de gratificação pagas a servidores públicos municipais. A medida é solicitada por meio de Recomendação do MPE-MS (Ministério Público Estadual de Mato Grosso do Sul). De acordo com o MPE, a gratificação para Condições Especiais de […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A Prefeitura de Ivinhema, distante 297 quilômetros de Campo Grande (MS), deve alterar lei municipal e regulamentar os critérios de gratificação pagas a servidores públicos municipais. A medida é solicitada por meio de Recomendação do MPE-MS (Ministério Público Estadual de Mato Grosso do Sul).
De acordo com o MPE, a gratificação para Condições Especiais de Trabalho (CET), que prevê a lei municipal, que trata do regime jurídico de servidores do município, não elenca, de forma objetiva, critérios para concessão pelo prefeito.
Ainda segundo o MPE, o critério que tem sido utilizado pelo executivo municipal é ‘demasiadamente abstrato’ e há ocupantes de cargos efetivos idênticos, exercendo funções iguais, até mesmo vinculadas a mesma secretaria, recebendo gratificação em percentuais completamente diferentes e sem justificativa.
A prática da Prefeitura, no entendimento do MP, ‘ofende a moralidade administrativa e, principalmente, os princípios de isonomia e impessoalidade’, quando é o chefe do executivo que decide quem recebe e quanto deve receber a título de gratificação.
A Prefeitura de Ivinhema tem 60 dias, após o recebimento da Recomendação, para revogar o artigo que trata sobre as gratificações ou regulamentar.
Recomendação
O encaminhamento de recomendações é uma forma extrajudicial de atuação do Ministério Público e não tem valor de ordem judicial, mas deve ser observado para evitar o ajuizamento da questão.
Notícias mais lidas agora
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
- VÍDEO: Menino fica ‘preso’ em máquina de pelúcia durante brincadeira em MS
- VÍDEO: Honda Civic invade calçada e bate em poste na Avenida Bandeirantes
- Ação contra roubo de cargas prende um no Jardim Aeroporto em Campo Grande
Últimas Notícias
Segredo? Mergulhadora ressurge com cauda de sereia em tanque e Bioparque deixa ‘no ar’
Complexo não esclarece detalhes sobre sereísmo que, mais uma vez, roubou a cena no local
Bombeiros preveem Operação contra incêndios em MS o ano todo em 2025
Resultado foi positivo este ano com a área queimada reduzida para 1,6 milhões de hectare
Inscrições para concurso com 425 vagas da prefeitura de Dourados terminam dia 19
Salários variam de R$ 1.454,40 a R$ 10.32
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.