Motos somam 75% das indenizações do seguro obrigatório
As motocicletas continuam na liderança das estatísticas de indenizações do seguro obrigatório. Os acidentes envolvendo o veículo de duas rodas representam 75% de todas as indenizações pagas pela Seguradora Líder, administradora do seguro no Brasil, no primeiro semestre deste ano. De acordo com o levantamento, a alta incidência de acidentes na categoria contrasta com a […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
As motocicletas continuam na liderança das estatísticas de indenizações do seguro obrigatório. Os acidentes envolvendo o veículo de duas rodas representam 75% de todas as indenizações pagas pela Seguradora Líder, administradora do seguro no Brasil, no primeiro semestre deste ano.
De acordo com o levantamento, a alta incidência de acidentes na categoria contrasta com a proporção da frota nacional, equivalendo a 27% do total de veículos. Já os automóveis, que representam cerca de 60% da frota, foram responsáveis por 23% dos benefícios pagos.
O Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre (Dpvat) pagou 340.359 indenizações no primeiro semestre de 2014, o que representa um crescimento de 14% ante o mesmo período no ano passado. Em contrapartida, os dados apontam que o número de mortes caiu 13% no mesmo tipo de comparação. Já as indenizações por invalidez permanente saltaram 21% e chegaram a 259.845 pagamentos em todo o Brasil.
Apesar da diminuição das mortes por acidentes, o número de óbitos por acidentes de trânsito no Brasil impressiona. De acordo com a Líder, 4.100 pessoas morrem, em média, por mês vítimas de acidentes no Brasil – dados da Organização das Nações Unidas (ONU) divulgados em julho mostram que o confronto entre palestinos e israelenses deixou cerca de 1.300 mortos.
Perfil e mapa das indenizações
O Nordeste registrou o maior número de acidentes indenizados pelo Dpvat no primeiro semestre do ano, com 113.996 (34% do total). Já o Sudeste, dono da maior frota de veículos do País, ficou em segundo lugar, com 89.466 (26%). As regiões Sul, Norte e Centro-Oeste registraram, respectivamente, 19%, 11% e 10% do total pago.
O levantamento traçou o perfil das vítimas de acidentes de trânsito, apontando que a maioria é de homem (75%). Com relação a idade, 52% dos que morreram ou ficaram inválidos tinham entre 18 e 34 anos.
O Dpvat, que existe desde 1974, é um seguro de caráter social que indeniza todas as vítimas de acidentes de trânsito no Brasil, sem apuração de culpa, seja motorista, passageiro ou pedestre. O serviço oferece cobertura para três naturezas de danos: morte, invalidez permanente e reembolso de despesas médicas e hospitalares (DAMS).
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Semana começa com 3556 vagas de emprego em Mato Grosso do Sul
São 956 vagas para a capital que abrangem diversas áreas e níveis de escolaridade
Com feira de adoção e desfile de pets, ação em shopping de Campo Grande reforça combate ao abandono animal
Evento foi realizado no shopping Bosque dos Ipês, na tarde deste sábado (14)
Grupo especializado em roubo de camionetes é ligado a facção e usava codificador de chaves
Investigações mostram que ordens de furtos vinham de presídio de Mato Grosso
Lula segue internado e fará exames de sangue, diz boletim médico
Alta está prevista para a próxima semana
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.