Geral

Moradores pegam em armas para combater traficantes no México

Um grupo formado por moradores armados tomou a Prefeitura de Paracuaro, no Estado de Michoacán, no oeste do México, no sábado. Durante a semana, prefeituras de outros dois povoados da região foram tomadas da mesma forma. As chamadas autodefesas, ou polícias comunitárias, são formadas por grupos de cidadãos que, desde o começo de 2013, passaram […]

Arquivo Publicado em 05/01/2014, às 14h35

None

Um grupo formado por moradores armados tomou a Prefeitura de Paracuaro, no Estado de Michoacán, no oeste do México, no sábado. Durante a semana, prefeituras de outros dois povoados da região foram tomadas da mesma forma.


As chamadas autodefesas, ou polícias comunitárias, são formadas por grupos de cidadãos que, desde o começo de 2013, passaram a se armar para defender suas cidades da ação do crime organizado, de carteis de narcotraficantes e até de policiais que não cumprem seu dever.


Esse tipo de ação está presente em vários municípios dos Estados de Michoacán (oeste) e Guerrero (sul do país).


Em Michoacán, as polícias comunitárias se espalharam em uma subregião conhecida como Tierra Caliente, marcada pela pobreza e pela presença do cartel Cavaleiros Templários.

Jornal Midiamax