Logo após o lançamento da obra de recapeamento e drenagem da Avenida Guaicurus, moradores e comerciantes da região comemoram as melhorias feitas, mas alertam para a falta de redutores de velocidade em toda a extensão da via. A obra foi entregue na noite desta sexta-feira (29) pelo prefeito Gilmar Olarte (PP).

Para aqueles que utilizam a avenida todos os dias a melhora é evidente. Cicero Marcos, de 38 anos, dono de uma garagem de motos localizada na margem da via resalta a diferença depois da obra. “Ficou ótimo aqui, antes tinha muito buraco, estragava tudo, carro moto, caminhonete, era bem ruim”, lembra.

A opinião é dividida pela também comerciante Fernanda Roberta F. Lima, de 32 anos, para ela o recapeamento era espera há muito tempo. “Melhorou bastante, faz tempo que esperamos isso, agora está muito bom”, defende.

Infelizmente, com o asfalto sem defeitos a velocidade dos motoristas aumenta, é o que relata o morador Marcio de Almeida, de 31 anos. “O pessoal está correndo muito, principalmente os motociclistas, passam a mais de 100 km/h aqui”, conta Marcio, “agora precisamos de redutores de velocidade”.

Outra reclamação é a dificuldade para atravessar a avenida, tanto para pedestre quando para motoristas. “É muito ruim para passar, fio muito tempo esperando para atravessar”, é o que defende Demetrio Amorim, de 38 anos, morador da região.

O mestre de obras Josué Braga, de 51 anos, que mora na região há 26 anos conta como acompanhou as mudanças e melhorias na via. “Antes nesse canteiro tinha bastante árvore, do lado só tinha mato, já vi umas duas reformas aqui, acidentes então nem se fala”, relembra Josué, “hoje a avenida está bem sinalizada e muito melhor, mas ainda falta redutores de velocidade”.

Obras

A obra na Guaicurus foi retomada há quatro meses e custou em torno de R$ 12 milhões. Segundo o prefeito Olarte, o recapeamento reflete um modelo de como a Prefeitura espera planejar projetos neste setor daqui para frente.

A construção de uma ciclovia na avenida deve começar dentro de 25 a 30 dias, após concluído o processo de licitação.