Geral

Mobilização discute projeto Mais Bibliotecas em Mato Grosso do Sul

Com o apoio da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, o Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas, através do projeto “Mais Bibliotecas”, resultado do convênio entre a Fundação Biblioteca Nacional e o Centro de Desenvolvimento e Cidadania, realiza nesta terça-feira (15), às 14 horas, no Museu de Arte Contemporânea (Marco), uma etapa de mobilização […]

Arquivo Publicado em 15/04/2014, às 12h03

None

Com o apoio da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, o Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas, através do projeto “Mais Bibliotecas”, resultado do convênio entre a Fundação Biblioteca Nacional e o Centro de Desenvolvimento e Cidadania, realiza nesta terça-feira (15), às 14 horas, no Museu de Arte Contemporânea (Marco), uma etapa de mobilização em Mato Grosso do Sul.


O objetivo da mobilização, que acontece durante o II Encontro de Gestores Públicos de Cultura de Mato Grosso do Sul, é discutir e propor caminhos para a ampliação do número de bibliotecas públicas no Estado e no Brasil. A apresentação fica a cargo de Cristiane Rodrigues, integrante do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas.


Para atingir este objetivo a mobilização busca implementar um processo de levantamento, análise e validação dos dados sobre os municípios com bibliotecas públicas no Brasil, identificando assim aqueles que continuam sem bibliotecas. A partir desses dados, são organizados encontros regionais com o objetivo de mobilizar e sensibilizar os gestores públicos e a sociedade civil com vistas a ampliar o número de bibliotecas públicas no território brasileiro.


Durante o período de um ano serão realizados 30 encontros, nos 26 Estados brasileiros, para debater o impacto de um serviço de acesso à informação e à leitura de qualidade para uma comunidade local. O processo de mobilização presencial se dará prioritariamente junto àqueles municípios que estão sem bibliotecas públicas, ou cujo equipamento cultural esteja fechado.


O trabalho envolve também a articulação entre os Sistemas Estaduais de Bibliotecas Públicas (SEBPs) e as lideranças locais que participam da construção dos Planos Estaduais e Municipais do Livro e Leitura, assim como instituições não governamentais e coletivas que atuam na valorização e requalificação de bibliotecas públicas, comunitárias e escolares.

Serviço


Mais informações podem ser obtidas no site do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (www.snbp.bn.br/maisbibliotecas) ou pelos telefones (81) 8179-5012/ 9857-6288.

Jornal Midiamax