Aos 37 anos de idade, 15 deles dedicado à prática profissional do MMA, Rodrigo Minotauro é um dos maiores expoentes na história do esporte. No entanto, o brasileiro, único peso pesado a conquistar cinturões no PRIDE e no UFC, tem um histórico irregular nos últimos anos, em que sistematicamente alternou vitórias e derrotas no octógono até sofrer seu segundo revés consecutivo pela primeira vez na carreira após ser nocauteado por Roy Nelson. A forma como foi derrotado por Nelson e as declarações de que planejava uma nova revanche contra Frank Mir foram a gota d’água para que o presidente do Ultimate Dana White se manifestasse pedindo para que o brasileiro pendure as luvas.

“Com todo respeito ao Minotauro, eu não queria dizer nada até ele se manifestar publicamente. Aí ele foi lá e disse que quer enfrentar o Frank Mir. Eu não quero ver o Minotauro lutar nunca mais. Ele deveria se aposentar”, disse o dirigente em conversa com a imprensa após o TUF Nations Finale, no Canadá, na noite desta quarta-feira (16). “Ele é um cavalo de guerra. O cara esteve em batalhas no PRIDE. Ele é um dos lutadores mais respeitados no mundo pelos outros atletas e pelos fãs. E eu gosto muito dele também, então eu quis dar a ele a oportunidade de dizer algo primeiro. Agora eu vou dizer: Minotauro, eu te adoro, mas eu adoraria que você nunca mais lutasse”, completou.

Rodrigo “Minotauro” Nogueira tem um cartel de 34 vitórias, nove derrotas, um empate e uma luta sem resultado. Atualmente, o brasileiro ocupa a 13ª posição no ranking oficial de pesos pesados do Ultimate, tendo perdido duas posições com a derrota para Roy Nelson no UFC Abu Dhabi. Em 2008, em sua terceira luta como atleta do Ultimate, Minotauro finalizou Tim Sylvia e conquistou o título interino dos pesados. Na luta seguinte, porém, acabou nocauteado pela primeira vez em sua carreira e perdeu o cinturão para Frank Mir. Nogueira e Mir viriam a se encontrar novamente no octógono, três anos depois, com nova vitória do norte-americano, desta vez por finalização. Em sua luta seguinte, no UFC Rio 4, em outubro de 2013, Minotauro conquistou sua última vitória, ao finalizar Dave Herman com uma chave de braço.