Ministro entrega projeto que proíbe máscara em protesto
O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, entregou ontem à Casa Civil cópia do projeto de lei do governo para conter a violência nas manifestações. A proposta proíbe o uso de máscaras durante os protestos e aumenta as punições em caso de dano ao patrimônio público, lesão corporal e homicídio. Na primeira vez que, interpelado […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, entregou ontem à Casa Civil cópia do projeto de lei do governo para conter a violência nas manifestações. A proposta proíbe o uso de máscaras durante os protestos e aumenta as punições em caso de dano ao patrimônio público, lesão corporal e homicídio. Na primeira vez que, interpelado pela polícia, o manifestante se recusar a tirar a máscara, ele será advertido. Na segunda vez incorrerá em crime de desobediência.
O texto será submetido à análise da presidente Dilma Rousseff na próxima semana. O argumento do Ministério da Justiça é de que não será criminalizada a utilização da máscara, mas, sim, a desobediência a um aviso prévio, feito pela polícia.
O governo estudou a legislação de 30 países, incluindo Canadá, França, Espanha e EUA, para preparar o projeto. Em média, a penalidade para quem comete atos ilícitos em manifestações, sob o uso de máscaras, é de cinco anos. A pena pode aumentar quando há lesão corporal e homicídio. “Quem se infiltra em manifestações e esconder o rosto para depredar o patrimônio, agredir e até matar tem de arcar com as consequências”, disse Cardozo.
Para evitar polêmica, o projeto exclui da proibição “eventos culturais, históricos e religiosos”. Pela proposta, o abuso policial será punido. O governo quer, ainda, que os manifestantes avisem com antecedência às autoridades sobre o protesto. A regra já é prevista na Constituição, assim como a vedação do anonimato. Na prática, porém, nada é aplicado.
Notícias mais lidas agora
- Antes de assassinato, homem foi visto em cima de telhado de casa de ex-superintendente em Campo Grande
- VÍDEO: Agente de saúde reage e parte para cima de ladrão durante roubo de celular no Aero Rancho
- VÍDEO: Rua do Colúmbia ‘ganha’ cachoeira após enxurrada e moradores ficam revoltados
- Dentista faz rinoplastia, provoca necrose em cliente e acaba procurada pela polícia em Campo Grande
Últimas Notícias
Entrega de presentes dos Correios anima Natal de crianças na Associação Juliano Varela
A campanha Papai Noel dos Correios encerra nesta sexta-feira (13)
Ano assombroso? 2024 registra duas sextas-feiras 13 em menos de três meses: ‘tá explicado’
Supersticiosos acreditam que recorrência da data em pouco tempo no mesmo ano poderia explicar por que 2024 foi tão “carregado”
Mandante de crime contra cantor esfaqueado em bar é presa em Campo Grande
Mulher também seria chefe de ponto de venda de drogas
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.