O prefeito e a primeira-dama Andréia Olarte recepcionaram, na tarde desta segunda-feira (9), a ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello que veio a Campo Grande participar da solenidade de formatura de 860 alunos dos cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e (), realizado no ginásio de esportes do Colégio Dom Bosco. Os cursos são oferecidos por meio do Pronatec e conta com o apoio do Sistema S. O custo para formação de cada aluno é de R$ 2 mil reais.

Para a ministra Tereza Campello, a formatura dos 860 alunos do Pronatec é mais uma vitória do sucesso da União, governos estaduais e prefeituras. “Aqui em Campo Grande, nós temos este bom resultado e mostra que as autoridades investiram nos cursos e muitas pessoas estão prontas para entrar no mercado de trabalho. Nacionalmente, estes cursos já estão refletindo na redução de 600 mil solicitações do Bolsa-família. Os brasileiros estão investindo no conhecimento e o Brasil está sendo mais Brasil com desenvolvimento e mais oportunidades de trabalho”.

Para o prefeito Gilmar Olarte, é possível transformar a vida por meio do conhecimento. “Hoje já vivendo esta realidade, com 860 pessoas formando e recebendo os certificados. A partir de agora prontas para entrar no mercado de trabalho. A presença da ministra Tereza Campello engrandece o trabalho de todos nós da prefeitura e do governo do Estado. Estamos trabalhando pensando na qualidade de vida dos campo-grandenses e no desenvolvimento de nossa Capital. Assinamos há poucos dias um convênio de qualificação de cursos com a Fiems e mais de oito mil pessoas farão cursos profissionalizantes. Tenho certeza que em breve estaremos com um grande número de alunos formados nos cursos do Pronatec empregados”.

Ivanise de Oliveira Roturno, 48, formou-se em Recursos Humanos. Ela acredita que agora está apta para entrar no mercado de trabalho. “Depois que terminei este curso melhorou minha qualidade de vida e, agora, tenho mais vontade de estudar e em breve pretendo fazer um curso de administração.

Júnior Arguero, 27, ficou sabendo do curso do Pronatec por meio de amigos e fez o curso de transporte de cargas perigosas. “As empresas exigem pessoas com esta qualificação e agora tenho a oportunidade de trabalho. Fiz o curso pelo Sest Senat e estou satisfeito com o aprendizado”, comentou.

De acordo com o instrutor João Sérgio Cacho, o curso de motorista operacional dura em média 45 dias e tem a finalidade de manter a segurança, além de os trabalhos serem realizados com mais economia. “Esta metodologia do trabalho é a mais exigida pelos empresários, sendo assim formamos os alunos com instruções seguras e econômicas para atender as necessidades dos empresários”.

O aluno Paulo Henrique foi o orador da turma e a aluna Maria Izabel fez o juramento com os seus colegas formandos.

O evento contou com a presença do deputado federal Antonio Carlos Biffi, relator do projeto do Pronatec, secretária de Estado do Trabalho e de Assistência Social, Tânia Mara Garibm e a titular da SAS, Janete Belini.