O Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul através do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF) publicou o Edital nº 007/2014-CEAF comunicando aos acadêmicos de vários cursos de graduação os locais da prova escrita do XVII Processo de Seleção de Estagiários do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul que será realizada nas cidades de Campo Grande, Dourados, Três Lagoas e Coxim no dia 16 de março de 2014 (domingo) a partir das 14h/MS. A relação dos candidatos (escola e nº da sala) está no site da Fadems (www.fadems.org.br) desta segunda-feira (10).

Em Campo Grande, a prova será realizada na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Unidade VII, em frente às quadras poliesportivas, acesso pelo portão 2 (Av. Costa e Silva), Cidade Universitária e no Complexo Multiuso, em frente as piscinas, também no Campus da UFMS e com acesso pelo portão 2.

Em Dourados, a prova acontece na Escola Estadual Menodora Fialho de Figueiredo, na Av. Weimar Gonçalves Torres, 3447, Jardim Caramuru; em Três Lagoas, no Campus da UFMS daquela cidade, Unidade I, na Av. Cap. Olinto Mancini, 1662 – Colinos; e, em Coxim, também no Campus da UFMS daquela cidade, Estrada do Pantanal, Av. Márcio Lima Nantes, S/N – Vila da Barra.

Prova

A prova escrita terá duração de 3 (três) horas e compreenderá quarenta (40) questões objetivas, valendo vinte e cinco (0,25) décimos de pontos cada uma. Será objetiva e constará de 40 questões de múltipla escolha, com 5 (cinco) alternativas cada, das quais constará uma única correta.

A nota da prova corresponderá à soma dos pontos atribuídos às questões. Será classificado o candidato que obtiver aproveitamento igual ou superior a 50% (cinquenta por cento) das questões formuladas. O candidato com pontuação abaixo desse índice será considerado reprovado.

O candidato deverá apresentar-se no local das provas com 30 (trinta) minutos de antecedência do seu horário de início, portando documento oficial de identificação, original, com foto recente, bem como caneta esferográfica de cor azul ou preta fabricada em material transparente. Não serão aceitos protocolos ou cópia, mesmo que autenticada, dos documentos de identificação.

Não terá acesso ao local de provas o candidato que se apresentar após o horário estabelecido neste Edital de Convocação para Provas. Não será permitida qualquer comunicação entre os candidatos, consultas ou mesmo utilização de qualquer meio ou aparelho que permita armazenamento de dados, gravação, recepção ou transmissão, a exemplo de telefones celulares, pagers, agendas eletrônicas, máquinas calculadoras e outros de mesma natureza, sob pena de eliminação do candidato, sem direito a recurso.

Vagas

O Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul está oferecendo vagas em Administração, Arquitetura e Urbanismo, Biologia, Biblioteconomia, Ciência da Computação, Direito, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Computação, Engenharia Elétrica, Geografia, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Tecnologia e Multimídia, Tecnologia de Desenvolvimento de Sistemas ou Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Tecnologia em Redes de Computadores e Tecnologia em Segurança do Trabalho.

Em Campo Grande estão sendo oferecidas vagas para todos esses cursos, com destaque para o curso de Direito, com 46 vagas, sendo 29 no período matutino e 17 no período vespertino, mais cadastro de reserva. No Estado serão oferecidas 87 vagas para estagiários em Direito. Em segundo lugar aparece na Capital o curso de Administração, que está oferecendo 27 vagas, sendo 11 no período matutino e 16 no período vespertino, mais cadastro de reserva.

Nas Comarcas de Água Clara, Angélica, Batayporã, Brasilândia, Chapadão do Sul, Costa Rica, Coxim, Dois Irmãos do Buriti, Dourados, Fátima do Sul, Glória de Dourados, Inocência, Iguatemi, Ivinhema, Jardim, Maracaju, Naviraí, Ponta Porã, Rio Brilhante, Sete Quedas e Três Lagoas, são oferecidas somente vagas para estagiários do curso de Direito, com 41 vagas, além de cadastro de reserva em todas elas. Nas Comarcas de Amambai, Cassilândia e Pedro Gomes, serão formados cadastros de reservas para estagiários do curso de Direito.

As vagas serão preenchidas durante o período de vigência do presente processo seletivo, mediante convocação dos candidatos aprovados, de acordo com a ordem de classificação e por turno escolhido para estagiar no momento da inscrição (matutino ou vespertino). Após a inscrição, em nenhuma hipótese serão aceitos pedidos de alteração do Turno (matutino ou vespertino) e da Comarca indicada para concorrer ao credenciamento.

Será admitido no estágio o candidato aprovado que, comprovadamente, até a data da posse, não possua mais de uma dependência de aprovação em qualquer disciplina, salvo se não tiver candidato que cumpra este requisito. Não será admitido ao estágio o estudante que estiver matriculado no último semestre do curso no momento da posse, tendo em vista a necessidade de cumprimento de pelo menos 6 (seis) meses letivos de estágio.

O processo seletivo visa ao preenchimento das vagas de estágio de nível superior existentes em qualquer dos cursos acima especificados, bem como à formação de Cadastros de Reserva para o fim de suprir as vagas que vierem a ocorrer durante o seu prazo de validade nas Comarcas Especificadas no Edital publicado no Diário Oficial do MPMS.

Bolsa-auxílio

Os estagiários de cursos de graduação em Direito terão, especificamente, carga horária de 20 (vinte) horas semanais, divididas em 4 (quatro) horas diárias, e bolsa-auxílio no valor de R$ 715,30 (setecentos e quinze reais e trinta centavos). Os estagiários dos demais cursos de graduação, terão carga horária de 25 (vinte e cinco) horas semanais, divididas em 5 (cinco) horas diárias, e bolsa-auxílio no valor de R$ 822,60 (oitocentos e vinte e dois reais e sessenta centavos).

O estagiário terá direito ao auxílio-transporte, cujo valor corresponderá a 2 (duas) tarifas de transporte coletivo urbano por dia efetivamente estagiado, considerando a  tarifa fixada na Capital como valor de referência. O período de estágio é de, no máximo, 2 (dois) anos e, no mínimo, 6 (seis) meses, exceto quando se tratar de estagiário portador de deficiência que poderá atuar até a conclusão do curso.

Maiores informações poderão ser obtidas no portal www.mpms.mp.br, link CEAF-Estagiários, ou no portal da Fadems – www.fadems.org.br.