Ministério da Cultura proíbe verba pública para biografias de políticos
Após recomendação do Ministério Público Federal (MPF), o Ministério da Cultura vetou a utilização de verbas federais da Lei de Incentivo à Cultura na produção de livros biográficos de agentes políticos. A recomendação da promotoria ocorreu após o MPF constatar, em um inquérito civil público, que em 2012 o Ministério da Cultura repassou dinheiro para […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Após recomendação do Ministério Público Federal (MPF), o Ministério da Cultura vetou a utilização de verbas federais da Lei de Incentivo à Cultura na produção de livros biográficos de agentes políticos.
A recomendação da promotoria ocorreu após o MPF constatar, em um inquérito civil público, que em 2012 o Ministério da Cultura repassou dinheiro para a edição de um livro biográfico do então candidato à reeleição à prefeitura de Vinhedo, Milton Serafim. Ele acabou reeleito.
Para o MPF, o conteúdo da obra poderia ser usado de forma indevida, como promoção pessoal do político. No caso que gerou a recomendação, o ministério concedeu R$ 110.451,00 com recursos federais para o livro sobre o prefeito.
O MPF, então, recomendou à Secretaria de Fomento e Incentivo à Cultura que determinasse a revogação imediata do projeto, com o ressarcimento integral aos cofres públicos federais da verba liberada.
A recomendação do MPF foi analisada, a pedido do Ministério da Cultura, pela Advocacia-Geral da União (AGU), que concluiu que há vedação constitucional para atos de Administração Pública que envolvam agentes públicos no exercício do cargo que levem à promoção pessoal desse agente; e sugeriu o arquivamento do projeto até que o biografado não exerça mais qualquer cargo público.
Notícias mais lidas agora
- Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
- Há 13 anos, casa no bairro Santo Antônio é decorada por Elizabeth com enfeites únicos de Natal
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
Últimas Notícias
Taxas avançam com mensagem dura do Copom e pessimismo fiscal
Em meio ainda à maior cautela no ambiente externo
Câmara aprova fim da cobrança de roaming entre países do Mercosul
O texto segue para análise do Senado
Rompimento de fibra ótica deixa serviços de prefeitura em MS fora do ar
Prefeitura de Corumbá ficou com serviços fora do ar nesta quinta
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.