A primeira-dama dos Estados Unidos, Michelle , teve nesta quarta-feira o privilégio exclusivo de alimentar os ursos panda da reserva de Chengdu, no sudoeste da Chima, algo expressamente proibido para os visitantes comuns.

Michelle Obama, sua mãe e suas filhas Sasha e Malia, que realizam uma visita de vários dias à China, foram fotografadas quando davam a um urso panda pedaços de maçãs fixados na ponta de uma longa vara de bambu.

Na parede do espaço havia um cartaz alertando sobre a proibição de alimentar os pandas, uma espécie em risco de extinção que se converteu em símbolo da China e que os chineses consideram como um de “seus tesouros nacionais”.

Michelle Obama também almoçou nesta quarta-feira em um restaurante tibetano, onde provou uma sopa de carne de iaque, um bovino de grande porte e muita lã que vive nas regiões frias do Tibete.

A escolha deste restaurante reflete o interesse da primeira-dama “pelos direitos das minorias étnicas na China”, explicaram pessoas próximas a ela.

A província de Sichuan, cuja capital é Chengdu, conta com uma importante minoria tibetana.

Michelle Obama encerra nesta quarta-feira uma visita de sete dias destinada a dissipar a desconfiança que existe nas relações entre Estados Unidos e China.