Com atuação irrepreensível no segundo tempo, o México despachou a Croácia e avançou às oitavas de final da Copa do Mundo. Após primeira etapa equilibrada, a seleção da América do Norte dominou completamente os últimos 45 minutos e, com autoridade, fez 3 a 1 nos croatas para se classificar em segundo lugar do Grupo A – pegará a temida Holanda na próxima fase.

Os mexicanos foram a seis pontos na chave, mesmo número do Brasil. Contudo, os brasileiros têm saldo maior graças à vitória por 4 a 1 sobre Camarões e ficam com a primeira colocação para enfrentar o Chile nas oitavas. Eliminada, a Croácia sai da Copa de 2014 com três pontos. O confronto entre México e Holanda pelas oitavas de final acontecerá no domingo, no Castelão (CE), às 13h (de Brasília).

Com tamanha decisão em campo, mexicanos e camaroneses fizeram um primeiro tempo nervoso e equilibrado. Mais técnica, a Croácia mantinha a posse de bola, mas pouco fazia para levar perigo. O México jogava mais na base do embalo e, mesmo assim, conseguia ter as chances mais claras de gol dos primeiros 45 minutos.

No lance de maior brilho da etapa inicial, aos 15min Herrera arriscou de fora da área e acertou uma bomba no travessão do goleiro croata. Apesar de tocar mais a bola, a seleção europeia assustou apenas aos 27min, também em chute de fora da área. Com o placar zerado, os mexicanos foram para o segundo tempo ainda com a vantagem e a classificação nas mãos.

O segundo tempo começou com queda de rendimento da partida. Embora necessitassem mais de um gol que o adversário, os croatas viram os mexicanos crescerem na partida. Aos19min, em lance de muita polêmica, o México reclamou de pênalti por mão na bola de um defensor da Croácia na grande área. No minuto seguinte, a seleção da América do Norte quase fez o primeiro com Guardado.

Os mexicanos ganharam confiança e aos 22mnin Aguilar viu o arqueiro croata salvar com o pé. A pressão era tamanha que aos 26min não teve jeito: após cobrança de escanteio de Guardado, o veterano defensor Rafa Márquez cabeceou bem para abrir o placar. Quatro minutos mais tarde, foi a vez de Peralta cruzar para Guardado chutar firme e praticamente garantir a vaga mexicana.

A Croácia ainda quase diminuiu no confronto. Aos 33min, Rebic fez jogada espetacular, driblou dois adversários e tocou bem na saída de Ochoa – em cima da linha, Moreno salvou o México. Em lance parecido, contudo, Perisic marcou para os croatas aos 42min e deixou a eliminação mais honrosa – Rebic ainda foi expulso pelo lado da Croácia aos 43min, antes do apito final que decretou a classificação e a festa mexicana.