Mediobanca cancela 1 bi de euros em bônus com garantia estatal

O banco italiano Mediobanca disse nesta sexta-feira que iria cancelar 1 bilhão de euros (1,4 bilhão de dólares) em bônus com garantia estatal que havia emitido no auge da crise da zona do euro, em mais um sinal de que a situação de financiamento dos bancos italianos está melhorando. No pico da crise, o governo […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

O banco italiano Mediobanca disse nesta sexta-feira que iria cancelar 1 bilhão de euros (1,4 bilhão de dólares) em bônus com garantia estatal que havia emitido no auge da crise da zona do euro, em mais um sinal de que a situação de financiamento dos bancos italianos está melhorando.

No pico da crise, o governo da Itália se ofereceu para garantir os bônus de bancos para que os credores pudessem usá-los como lastro para tomar recursos emprestados do Banco Central Europeu em dois leilões extraordinários para aumentar a liquidez no final de 2011 e começo de 2012.

Com a diminuição das tensões de mercado, os bancos italianos têm voltado a tomar empréstimos de investidores internacionais e têm pagado os recursos do BCE à frente do vencimento das duas operações de três anos.

O UniCredit, maior banco da Itália, disse nesta semana que tinha cancelado bônus com garantia estatal similares, no valor de 10,1 bilhões de euros.