Uma médica espanhola descreveu na publicação médica “The Lancet” desta semana o primeiro caso do que chamou de WhatsAppitis – dor na região do pulso e tendinite no dedão. O problema identificado no final de 2013, concluiu a médica espanhola Inés Fernandez-Guerrero, foi causado pelo uso intenso do aplicativo de troca de mensagens WhatsApp.

A paciente de 34 anos também é médica e estava grávida de 27 semanas quando sentiu a dor no pulso, dias depois do Natal. Ela não tinha histórico de traumas nem havia feito exercícios físicos naquela semana. Mas, como estava de plantão na noite de Natal, passou o dia seguinte respondendo às mensagens de boas festas que havia recebido via WhatsApp.

Segundo o relato médico, a mulher passou cerca de seis horas digitando em seu celular, que tem 130 gramas (mesmo peso do 5c e do Moto X, por exemplo). “Durante esse tempo, ela fez movimentos contínuos com os dois dedões para enviar as mensagens”, descreveu a médica.

O diagnóstico foi tendinite no dedão. O tratamento consistiu na ingestão de anti-inflamatório e abstinência completa do telefone para enviar mensagens. O relato diz, no entanto, que a paciente trocou textos na noite do Ano Novo.

O texto não informa se a paciente melhorou, mas alerta que a tenossinovite (inflamação da bolsa sinuvial que contorna o tendão, especialmente dos dedos) causada pelo uso de telefones celulares pode ser um problema em ascensão.

Há alguns anos, com a popularização do Blackberry, muitos adeptos do pequeno teclado do aparelho começaram a descrever uma dor no dedão (o problema foi apelidado de Blackberry thumb). Recentemente, no Gigablog, descrevemos esse mesmo incômodo causado pelo uso excessivo do Instagram (que chamamos de painstagram).