Maior produtor de grãos de Mato Grosso do Sul, Maracaju dispõe de 244 mil hectares dedicados ao cultivo de soja e produziu na safra passada 666 mil toneladas da oleaginosa. Para orientar e capacitar os produtores rurais responsáveis pelos altos índices de produtividade, o município receberá a Caravana Soja Brasil, iniciativa da Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja Brasil) e Canal Rural, que reunirão agricultores no Sindicato Rural nesta quarta-feira (17), a partir das 8h30.

A Caravana que em Mato Grosso do Sul tem coordenação da Aprosoja/MS e da Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS, debaterá com os produtores rurais temas relacionados ao Car – Cadastro Ambiental Rural, saúde e segurança no trabalho, novo código florestal e outros temas. O projeto já beneficiou o município de Naviaraí na segunda-feira (16) e seguirá para Chapadão do Sul na sexta-feira (19).

Uma carreta caracterizada e com estrutura para palestras percorrerá 1.200 quilômetros em Mato Grosso do Sul, tornando-se palco de orientações que envolvem o panorama da produção de grãos no Brasil e busca pela regularização às legislações vigentes.

Após percorrer os três municípios, a carreta seguirá para Dourados, onde acontecerá o lançamento nacional do plantio de soja safra 2014/15, no dia 24 de setembro, com a presença do Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Neri Geller, e do governado de MS, André Puccinelli.

Na edição passada o Soja Brasil percorreu mais de 40 mil quilômetros por lavouras brasileiras, entre outubro de 2013 a março de 2014. Neste ano, os técnicos que compõem a Caravana já passaram por Goiás e depois de Mato Grosso do Sul vão percorrer a região do Mapitoba (Maranhão, Piauí, Tocantins e Bahia). O projeto pode ser acompanhado pelo site www.projetosojabrasil.com.br.