Geral

Major da PMA lança livro de Perícia Ambiental nesta sexta em Campo Grande

Servir de guia para que profissionais possam ter na literatura algo que os orientem para realizarem perícias ambientais é o objetivo que o major Ednilson Paulino Queiroz, biólogo da Polícia Militar Ambiental, doutor em Ecologia, se propôs ao escrever seu primeiro livro de Perícia Ambiental. A obra será lançada nesta sexta-feira (11), às 9h30, na […]

Arquivo Publicado em 10/04/2014, às 01h37

None
959175858.jpg

Servir de guia para que profissionais possam ter na literatura algo que os orientem para realizarem perícias ambientais é o objetivo que o major Ednilson Paulino Queiroz, biólogo da Polícia Militar Ambiental, doutor em Ecologia, se propôs ao escrever seu primeiro livro de Perícia Ambiental. A obra será lançada nesta sexta-feira (11), às 9h30, na Universidade Católica Dom Bosco (UCDB).

Queiroz conta ingressou em 1996 nos quadros da Polícia Militar Ambiental exatamente para trabalhar com perícias que subsidiassem as ocorrências dos policiais, para que realmente houvesse punibilidade aos autores de crimes ambientais e a prova científica pericial é parte crucial nesse processo.

Ele explica que o livro tem como base, as aulas ministradas por ele aos alunos de biologia da disciplina de Perícia Ambiental (2006 a 2009), na UCDB sobre os mais variados tipos de perícias ambientais. Por esta razão, está sendo lançado nesta Universidade, onde inclusive, o autor foi nome de turma dos formandos em biologia, do ano de 2007.

Ainda conforme o autor, a perícia ambiental é multi e interdisciplinar, podendo todas as profissões atuarem dentro do seu âmbito de conhecimento. “O que caracteriza a perícia ambiental é exatamente a diversidade de crimes e de metodologias que devem ser utilizadas para responder às questões. A multidisciplinaridade e interdisciplinaridade exigidas para esse tipo de perícia acarretam as dificuldades para algumas respostas, ou a previsão de alguns impactos, haja vista as várias questões não respondidas pelas ciências ambientais nas mais diversas áreas”, diz, sobre o livro.

Queiroz salienta que, exatamente por essa multidisciplinaridade, o livro é importante para profissionais de todas as áreas e para leigos também, visto que trata nos capítulos relativos à perícia em peixe e carvão, desses problemas ambientais no Estado de Mato Grosso do Sul e debate inclusive sugestões para minimizá-los.

O livro será lançado nesta sexta-feira (11), às 9h30, na Universidade Católica Dom Bosco (UCDB).

Jornal Midiamax